quarta-feira, 16 de maio de 2012

Conheça a Vida de Cristiana Oliveira.

Por Pedro Botelho



Cristiana Barbosa da Silva de Oliveira (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1963), é uma atriz e modelo brasileira.

A Trajetória

Filha de Oscar de Oliveira e Eugênia Barbosa da Silva de Oliveira, é a caçula de nove filhos (Dois homens e duas mulheres). Nascida e criada em uma casa de Ipanema, para ajudar em casa começou a trabalhar com 10 anos de idade numa floricultura, próximo a sua residência. Desde pequena tem o apelido de Krika.
Aos 13 anos, em 1976, se tornou viciada em cigarro, só conseguindo se livrar da dependência em 1998, com a ajuda de Victor Fasano, seu amigo de profissão.
Sempre teve que enfrentar preconceitos por ter problemas sérios de obesidade. Tudo piorou quando, aos 16 anos, sofrendo uma desilusão amorosa, sendo abandonada por seu primeiro namorado, chegou a pesar 105 kg. Nessa época, fugiu de casa e parou de estudar, estava aterrorizada de tanta humilhação por parte dos colegas da escola por ser gordinha e sofria imensa cobrança da família para emagrecer, mas fazia de tudo, desde dietas a exercícios para perder peso e não conseguia.
Fugiu para morar com sua melhor amiga na Cidade de São Paulo e passou a trabalhar como caixa de supermercado. Ficou 1 mês desaparecida e só depois desse tempo comunicou aos pais que estava bem e trabalhando, e eles entenderam que ela estava em depressão e pediu para ela voltar. Nessa época, após voltar para casa, começou a trabalhar como divulgadora, fazendo assessoria de imprensa para teatro junto a sua irmã Marió.
Aos 19 anos, em 1982, resolveu se tratar e emagreceu 40 kg, mas se descobriu grávida do namorado, o fotógrafo André Wanderley. Engravidou de uma menina a quem pôs o nome de Rafaella. Com a gestação, todo o problema de peso voltou e ela engordou mais de 150 quilos e ficou desesperada. Após o nascimento da filha, se tratou rigorosamente e perdeu mais de 60 quilos.
Em 1983, aos 20 anos, decidida a se tornar modelo, participou de um concurso da Revista de Domingo, do Jornal do Brasil, que promovia uma marca de óculos. Vencedora, ganhou não apenas um contrato, mas também a atenção de dezenas de editores de moda. Ela conseguiu conciliar essa carreira com a faculdade de jornalismo. Recém-formada, chegou a trabalhar na redação do jornal O Globo, como repórter de comportamento, no segundo caderno. mas ficou pouco tempo na profissão.
Decidida a seguir na carreira como modelo aos 21 anos, viajando para Alemanha e Espanha. Foi primeiramente para Madri, com apenas 200 dólares e a passagem de ida. Lá, trabalhou por 3 meses como modelo, tirando fotos para revistas e catálogos.
Em 1985, aos 22 anos foi contratada pelo cantor Léo Jaime, para ajudá-lo a responder as cartas de fãs.


Gravou um comercial com a direção de Walter Salles Jr. e, com este comercial, foi chamada à extinta TV Manchete, por Jayme Monjardim, para um teste para o programa de clipes musicais, Shock. Acabou fazendo teste, não para o programa, e sim para a telenovela Kananga do Japão, para o papel da protagonista Dora.[3] Com a desistência da atriz Bia Seidl, que seria a Hannah, uma judia, Cristiana foi colocada em seu lugar. Com esta novela ganhou o prêmio por unanimidade de atriz revelação pela APCA.
Em 1989 começou a gravar Pantanal, no papel de Juma, que inicialmente seria para a atriz Glória Pires. Mas Cristiana se ofereceu para fazê-lo, já que havia se apaixonado pela personagem ao ler a sinopse. A novela foi um grande sucesso, derrubando a audiência da TV Globo e virando um marco na teledramaturgia brasileira. Cristiana Oliveira, com este trabalho, ganhou prêmios no Brasil e no exterior. Foi um de seus mais reconhecidos e melhor papel.
Em 1991 fez a sua estréia no cinema, com o longa-metragem Os Trapalhões e a Árvore da Juventude.
Em 1992 foi contratada pela TV Globo para viver a protagonista da minissérie Agosto, papel que veio a ser interpretado por Vera Fischer, já que foi decidido pela cúpula da emissora que Cristiana seria a protagonista, junto com Tarcísio Meira, da novela De Corpo e Alma. Em fevereiro daquele ano, posou nua para a edição brasileira da revista Playboy, numa das poucas ocasiões em que o ensaio foi apresentado em um encarte especial.
Em 1993 estreou no teatro com o espetáculo Bate Outra Vez, de Eduardo Wotzik. Ainda nesse ano, atuaria na peça Tróia, sucesso estrondoso de crítica.
Em 1994 participou da minissérie Memorial de Maria Moura e, depois, protagonizou a novela Quatro por Quatro, ao lado das atrizes, Letícia Spiller, Elizabeth Savalla e Betty Lago. Pela primeira vez em sua carreira televisiva, a atriz faria um papel cômico. Após o fim da novela, morou em NY a fim de se aprimorar no inglês.
Em 1996 atuou em Salsa e Merengue, como a vilã Adriana. Posteriormente, emendaria trabalhos, e logo voltaria ao ar como a protagonista da novela Corpo Dourado, em 1998, na pele de Selena, uma mulher da roça, rude e guerreira.

Em 1999 nasceu sua segunda filha, chamada Antônia, filha do empresário Marcos Sampaio, com quem ficou casada por 8 anos. Nesse mesmo ano, novamente faria uma mocinha, formando um triângulo amoroso, em Vila Madalena, composto também por Maitê Proença e Edson Celulari.
Em 2001 participou da primeira fase da novela Porto dos Milagres. No ano seguinte, esteve na segunda fase da novela O Clone, como a dissimulada vilã Alicinha. Também em 2002 apresentou a peça Pequeno Dicionário Amoroso, de Jorge Fernando, marcando a sua volta aos palcos e foi cedida à SIC, de Portugal, para atuar na novela O Olhar da Serpente.
Em 2004 filmou dois longa-metragens, Nossa Senhora de Caravaggio, em que viveu uma mulher simples e sofrida, vítima dos maus tratos do marido, que busca na fé para sua dor, e Gatão de Meia Idade, onde interpretou uma motoqueira masculinizada, que na verdade sonha em casar-se e ter filhos.
Cristina ficou então cerca de três anos limitando-se a pequenas aparições no vídeo, quando, em 2005, retornou como a dona de casa Rita na temporada daquele ano da novela teen Malhação.
Em 2007 integrou o elenco da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, e participou de últimos capítulos da novela Sete Pecados, como a advogada Margareth. Em 2009 despontou no remake de Paraíso, como Zuleika, par romântico do cantor Daniel.
Em 2011 interpretou uma elogiada participação especial da crítica e do público em Insensato Coração, no papel da presidiária lésbica e traficante de drogas, chamada Araci Laranjeira.Teve que engordar 15 quilos para fazer esse papel e sofreu preconceito da mídia e do público. Falou que não esperava ser atacada e chamada de obesa, ficando triste pelas pessoas só a notarem pelo peso, mas fica feliz pela maioria reconhecer seu talento de atriz.

Televisão


Ano Título Papel Notas
1989 Kananga do Japão Hannah
1990 Fronteiras do Desconhecido Billie Frechette episódio: "Inimigos Públicos"
Pantanal Juma Marruá
1991 Amazônia Mila/Camille
1992 Amazônia - Parte II Camille
De Corpo e Alma Paloma Bianchi
1994 Memorial de Maria Moura Marialva
Quatro por Quatro Tatiana
1996 Salsa e Merengue Adriana
1997 Mundo VIP Ela mesma Participação especial
Você Decide
1998 Corpo Dourado Selena
1999 Vila Madalena Pilar Ramirez Xavier
2001 Porto dos Milagres Eulália 1ª fase
O Clone Alicinha (Alice Maria Ferreira das Neves)
2002 O Olhar da Serpente Celeste Carvalho Pinto
2003 Os Normais
Kubanacan Helena Participação especial
2005 Malhação Rita Garcia
2006 A Diarista Betty episódio: "Até Que a Nete os Separe"
2007 Amazônia, de Galvez a Chico Mendes Carminha
Dança dos Famosos 4 Ela mesma Reality show do Domingão do Faustão
Sete Pecados Dra. Margareth
2008 Casos e Acasos Simone episódio: "O Colar, O Cachorro e O DVD"
Bárbara episódio: "O Parto, o Batom e o Passaporte"
Faça sua História Talita episódio: "Álbum de Família"
2009 Paraíso Zuleika Tavares
Episódio Especial Ela mesma Participação especial
2011 Insensato Coração Araci Laranjeira Participação especial




Filmes

Ano Título Papel
1991 Os Trapalhões e a Árvore da Juventude Juliana
2006 Gatão de Meia Idade Sandrão
Nossa Senhora de Caravaggio Angélica

Teatro


Bate Outra Vez
Tróia.... Helena de Tróia
Paixão de Cristo (Nova Jerusalém) .... Nossa Senhora
Pequeno Dicionário Amoroso .... Luiza
Paixão de Cristo (Nova Jerusalém).... Nossa Senhora
Os Anjinhos.... Maiara
Por favor, Nono!.... Renata / Lili


Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
1990 APCA Melhor Revelação Feminina Hannah em Kananga do Japão Venceu
Troféu Imprensa Revelação do Ano Juma Marruá em Pantanal Venceu
2002 Prêmio Contigo! Melhor Vilã Alicinha em O Clone Indicado
2011 Prêmio Extra de TV Melhor atriz coadjuvante Araci em Insensato Coração[7] Indicado

Fonte: Wikipédia Brasil 2012.

A despedida que emocionou Chapadinha

Por William Fernandes - terã, 15 de maio de 2012

Chapadinha - Foi, de fato, um acontecimento, a despedida do jovem estudante de odontologia, Vinícius Aguiar, que completaria 22 anos no próximo dia 25, mas teve sua curta vida interrompida abruptamente em um acidente automobilístico.


Gente famosa e anônima, vinda de várias partes do Brasil, fez com que os chapadinhenses que não o conheciam se perguntassem: “E ele era tão conhecido assim?” As evidências mostram que sim. Quase todos sabiam disso, menos os chapadinhenses que não tiveram o privilégio de conviver com ele, desde os tempos de escola, quando ele estudou no Pequeno Príncipe.




Amizade e alegria

Essas foram as palavras mais usadas por familiares e, principalmente, amigos, que vieram dos lugares mais distantes do Brasil, para o último adeus ao querido “Chapadinha”, como era carinhosamente chamado Vinícius.


Estudantes, políticos, cantores e a presença da atriz Cristiana Oliveira, que veio do Rio de Janeiro, transformaram o que poderia ser apenas uma triste despedida, num grande evento, bem ao estilo de Vinícius que, apesar de ter vivido por apenas 21 anos, soube aproveitar bastante a maior parte deles, ao lado de gente simples, mas também de gente badalada e famosa, que realmente gostava dele.


De São Luis vieram vários amigos, em carros particulares e em ônibus fretados. Entre os amigos mais conhecidos, estavam a filha do senador Edinho Lobão, Tatiana Lobão, o cantor Pepê Junior, do Sambauê e o deputado estadual Carlos Filho. Integrantes da banda Furacão do Forró também compareceram.

A atriz Cristiana Oliveira mostrou muita simpatia a atendia a todos que queriam conversar ou tirar fotos com ela. “Eu o considerava como um irmão mais novo que eu não tenho. Era uma pessoa que contagiava, com aquele sorriso, qualquer ambiente em que ele estivesse. Todo mundo amava ele”, contou Cristiana, que o conheceu há pouco mais de quatro meses, através do namorado dela, Lucyan Resende, que tem familiares em Chapadinha. (Breve postaremos a entrevista com Cristiana e outros amigos de Vinícius).

No percurso do cortejo até o cemitério, várias foram as manifestações de carinho e respeito para com o estudante. Na frente da escola FAC, professores e dezenas de alunos fizeram um corredor e o saudaram com uma salva de palmas.
O comércio do Centro da cidade, na Avenida Oliveira Roma, fechou as portas para a passagem do cortejo. Funcionários de todas as lojas também o aplaudiram.

Mensagens, músicas e aplausos deram um tom fraternal ao momento em que ninguém queria que acontecesse. Após o sepultamento, o cantor Pepê Jr. Cantou a música “Gostava Tanto de Você” e foi acompanhado pelos presentes.

Vinícius foi sepultado sob grande comoção, às 10h30, no Cemitério Central de Chapadinha.