sábado, 26 de março de 2011

A importância em participar da Hora do Planeta

Se você está entre os que se preocupam com a preservação de nossos recursos naturais e sabe da importância do uso da energia de forma consciente para evitar o aumento do aquecimento global, apague a luz no próximo sábado, dia 26 de março, às 20h30 (horário de Brasília). A Hora do Planeta (Earth Hour) iniciativa da ONG WWF, propõe conscientizar a população mundial sobre essas questões através dessa manifestação, onde as luzes serão apagadas por 60 minutos em data e hora marcada.

Os dados divulgados em estações metereológicas do mundo inteiro sobre o aquecimento global são assustadores: em 2010, a temperatura do planeta chegou a 0.62ºC acima da média. Estamos vivendo o período mais quente da história. Para estimular a reflexão sobre a importância dessa consciência à respeito do planeta, vários países já aderiram ao movimento, e apagarão as luzes dos seus principais monumentos.

Quando A Hora do Planeta foi criada, em 2007, a cidade de Sydney, na Austrália, foi a primeira a aderir ao evento. Inclusive, a ideia partiu da rede WWF de lá. Hoje, a campanha conta com mais de 35 países participantes, entre eles Colômbia, Suécia, Filipinas, China, África do Sul, Canadá e Rússia e Brasil. Na edição de 2011, Cingapura será o primeiro país a ficar no escuro, de acordo com o fuso horário.

No Brasil, São Paulo cortará a iluminação da Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), o Obelisco do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal e o Estádio do Pacaembu. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, reinaugurada no último mês de janeiro, também terá suas luzes apagadas. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa entre outros monumentos também terão sua iluminação apagada. Já em Florianópolis, até uma rede de shoppings vai ficar no escuro! E pelo terceiro ano consecutivo, Acre e Rio Branco participam da manifestação mundial.

No site oficial dedicado à Hora do Planeta, há uma lista com mais de 100 empresas no Brasil que irão aderir à manifestação. Mas essa edição de 2011 tem um objetivo maior: a WWF quer trazer não só governos e prefeituras para participar, mas a população também. Algumas empresas e instituições estão promovendo programas para estimular seus funcionários a participarem. É o caso da Unilever, que tem feito uma campanha interna, transmitindo mensagens de consciência ambiental e engajando os colaboradores a participar da causa, além de promoções em site dos seus produtos na intenção de sensibilizar seus consumidores sobre a importância do movimento.

Participe você também! Se inscreva no site: http://www.horadoplaneta.org.br e apóie essa causa!