segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fogo na Cidade do Samba destrói mais de 8.000 fantasias

Escola mais atingida foi a Grande Rio, que perdeu 4.000 roupas para o desfile


Escola mais atingida foi a Grande Rio, que perdeu 4.000 roupas para o desfile

Há um mês do Carnaval, um incêndio na Cidade do Samba destruiu fantasias, alegorias e sonhos. De acordo com a avaliação inicial da Grande Rio, da União da Ilha e da Portela, 8.600 fantasias foram destruídas, sendo 4.000 da escola de Duque de Caxias, 2.000 da agremiação da Ilha do Governador e 2.300 da azul e branco de Madureira

A Portela, que tem o seu carnaval orçado em cerca de R$ 9 milhões, ainda calcula o valor do prejuízo. Além das fantasias, de acordo com o coreógrafo e figurinista da Grande Rio, Paulo Vitor dos Santos, sete alegorias e seis tripés foram perdidos.

Portela e União da Ilha tiveram grande parte de seus barracões destruídos pelas chamas. Já a Grande Rio foi a maior prejudicada pelo fogo que atingiu todo o barracão. Segundo estimativa do coreógrafo e figurinista da escola de Caxias.

- Se as escolas atingidas [Grande Rio, Portela e União da Ilha] conseguirem desfilar,
será somente na raça, pois não dá mais para competir.

Já o diretor geral da União da Ilha, Márcio André Mehy de Souza, disse que dois carros alegóricos foram queimados e falou que a ficha ainda não caiu.

- A Ilha vai desfilar, disso eu sei. Ainda não sabemos como, mas vamos dar um jeito.

Tragédia um mês antes do Carnaval

Um grande incêdio atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, por volta das 7h desta segunda-feira (7). O fogo destruiu grande parte dos barrações das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio, além da um espaço cultural da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). A tragédia ocorreu a um mês do Carnaval.

Cerca de 120 bombeiros de quatro quartéis e com 20 veículos levaram mais de quatro horas para combater as chamas, que puderam ser vistas de vários pontos da capital e até de Niterói, cidade na região metropolitana do Estado.

O relações públicas da corporação, tenente-coronel Alexandre Rocha, disse que o fogo começou no barracão da Grande Rio, escola mais afetada, e se alastrou rapidamente pelos barracões da União da Ilha e Portela, e pelo espaço cultural da Liesa.

A Defesa Civil confirmou à tarde que parte dos barracões atingidos terá que ser demolida. A área superior será derrubada, já que o teto foi comprometido pelas chamas. Ainda segundo o órgão, o primeiro pavimento não sofreu danos.

Um bombeiro e um homem de aproximadamente 30 anos foram intoxicados com a fumaça. O militar foi levado para o hospital da corporação, enquanto o homem foi encaminhado para o hospital Souza Faria, no centro. O aderecista da Grande Rio, Simon Garcia, de 26 anos, se feriu ao pular do 3º andar para fugir do incêndio. Ele sofreu escoriações, também foi levado para o hospital Souza Aguiar e passa bem.

O prefeito Eduardo Paes prometeu ajuda em dinheiro para a Grande Rio, a União da Ilha e a Portela. Ele disse que pretende conversar com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para decidir a melhor forma de ajudar as escolas. Os recursos podem ser da própria prefeitura ou vir de parcerias com a iniciativa privada.

- Estive aqui duas vezes esse ano. Sei que vai ser difícil recuperar o trabalho de um ano inteiro em 30 dias.

Portelense, o prefeito defendeu que a Liesa altere o regulamento para que nenhuma escola seja rebaixada no Carnaval 2011.

- O Carnaval do Rio não vai se abalar por essa tragédia. Vamos dar a volta por cima.

Texto e Foto de R7