quarta-feira, 18 de abril de 2012

SUZANO Lança Programa CAPACITAR em Chapadinha, MA


A Suzano Energia Renovável, empresa da Suzano Papel e Celulose que irá atuar no mercado de biomassa para geração de energia, promove nesta quinta-feira (19/04), às 09h00 da manhã o lançamento do Programa Capacitar em Chapadinha.


Durante a solenidade, que acontece no auditório do Hotel Creuza Lopes, será assinado o contrato com as instituições parceiras no projeto: Suzano, SENAI e Prefeitura Municipal.

O evento terá a presença do presidente da Suzano Energia Renovável, do prefeito municipal, representantes da Secretaria Estadual de Trabalho, da Secretaria de Indústria e Comércio e do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, entre outras autoridades.

O objetivo do Capacitar é qualificar pessoas para que possam participar dos processos seletivos para construção da unidade fabril da Suzano Energia Renovável, que será implantada em Chapadinha.

Diversidade cultural e manifestações folclóricas dão título a São Luís


A diversidade da cultura popular, a luta para manter viva as tradições e a riqueza de um patrimônio histórico reconhecido mundialmente. São Luís é um lugar que encanta seus visitantes pela riqueza do seu folclore.
A forte expressão cultural de cada uma dessas inúmeras manifestações folclóricas da ilha está trazendo para a cidade, este ano, mais um título concedido às capitais dos continentes americanos.
Em 2009, São Luís foi eleita a Capital Brasileira da Cultura após disputar o título com várias outras cidades do país e, agora, irá receber mais um reconhecimento, desta vez internacional, o de Capital Americana da Cultura de 2012.
A entidade que concede o título deste ano preferiu não realizar um concurso para a escolha da cidade vencedora, decicindo presentear a capital maranhense com o título, no ano de seu aniversário de 400 anos.

As cidades que recebem a nomeação tem a responsabilidade de representar, durante um ano, a cultura dos continentes americanos.
São Luís é a terceira capital brasileira a receber o reconhecimento de um projeto criado com o objetivo de promover a integração entre os países americanos e destacar as culturas regionais no cenário internacional.
Para a historiadora Antônia Mota, o recebimento de um título como esse se deve principalmente à preservação das tradições, patrimônio imaterial e até mesmo em parte do patrimônio material como os casarões do Centro Histórico. "É um resultado de cruzamentos de várias contribuições de vários povos. Povos americanos... os ameríndios, europeus, africanos. Então, esse caldo cultural resultou em uma cultura muito complexa, muito rica, que agora está sendo reconhecida", comentou ela.
reconhecimento de São Luís como capital da cultura enche de orgulho os maranhenses que ajudaram a construir um pouco da história dos grupos folclóricos mais tradicionais da ilha.

E para os artistas da terra, o momento é de comemoração."É muito importante que recebamos o reconhecimento do Brasil e do mundo. Mas quem é realmente responsável por todos esses prêmios, por todo esses títulos, é o povo de São Luís", declarou William Correa, organizador do grupo carnavalesco "Os Foliões", que faz parte da expressão cultural da cidade há 36 anos.
Como parte da celebração, haverá nesta quarta-feira (18), um cortejo com dezenas de grupos folclóricos pelas ruas do Centro Histórico da capital, saindo às 17h da Praça Pedro II, com destino ao Teatro Arthur Azevêdo, onde às 20h, será feito a entrega oficial do título de Capital Americana da Cultura de 2012.


Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/04/diversidade-cultural-e-manifestacoes-folcloricas-dao-titulo-sao-luis.html

FORMATURA DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA-FAP





NA SEXTA (13) A FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA FORMOU MAIS DE 80 PROFISSIONAIS DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA, A FESTA TEVE A COORDENAÇÃO DA REITORA RAIMUNDA NONATA FORTES BRAGAS (NONY) TENDO COMO MADRINHA DA TURMA DE LETRAS A PREFEITA MUNICIPAL DANUBIA LOYANE ALMEIDA CARNEIRO E DA TURMA DE PEDAGOGIA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENIR FERREIRA LIMA. A FESTA FOI BRILHANTADA COM PRESENÇAS ILUSTRES DE GRANDES POLÍTICOS DO ESTADO. OS ALUNOS DE LETRAS AGRADECEM A PROFESSORA CLEANE DE JESUS BARRADAS E A DE PEDAGOGIA AGRADECEM A PROFESSORA NIVEA MARIA, AMBAS HOMENAGEADAS COM OS NOMES DAS RESPECTIVAS TURMAS.



INAGENS: AÇÕES E DESTAQUE