quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cinco candidatos debatem na TV Mirante.

O debate na TV Mirante com cinco candidatos que concorrem ao governo do Maranhão marcou a reta final da campanha. Os candidatos tiveram quase duas horas para debater suas propostas para o Maranhão.




SÃO LUÍS – O debate com os candidatos ao governo do Maranhão, promovido pela TV Mirante, marca a reta final da campanha eleitoral no Maranhão. Cinco candidatos participaram do debate: Roseana Sarney (PMDB), Jackson Lago (PDT), Flávio Dino (PCdoB), Marcos Silva (PSTU) e Saulo Arcangeli (PSol). O debate foi realizado na sede do Sistema Mirante na noite desta terça-feira (28), tendo como mediador o jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão.


O debate


Os candidatos ao governo do Maranhão tiveram quase duas horas para debater diversos temas pré-estabelecidos. Durante este tempo, os cinco participantes puderam discutir sobre educação, saúde, infraestrutura, segurança, meio ambiente, desenvolvimento econômico, saneamento básico, cultura, turismo, esporte e lazer, reforma agrária e políticas sociais.


O debate foi estruturado em cinco blocos. No primeiro e terceiro, os candidatos responderam a uma pergunta comum e sobre temas sorteados ao vivo. No segundo e no quarto, foram de temas livres. Já o quinto bloco foi utilizado pelos candidatos para as considerações finais.


Alguns destaques


Roseana Sarney: destacou que seu governo terá como metas a criação de empregos e investimentos na economia do Maranhão. A candidata do PMDB afirmou que pretende fazer um melhor governo, com mais justiça social e igualdade. Roseana Sarney lembrou que atualmente o Estado está em um momento de crescimento.


Saulo Arcangeli: o candidato destacou que a prioridade do seu governo, caso vença a eleição, será o combate a pobreza, uma maior criação de empregos, o aumento do acesso a saúde, a erradicação do analfabetismo e a valorização do servidor público.


Flavio Dino: um dos destaques abordados pelo candidato do PCdoB foi relacionada à temática da saúde no Estado. Flávio Dino comprometeu-se em criar mais Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Mas, além da construção destas UPAs, Flávio Dino pretende formar profissionais de saúde para trabalhar nestes novos hospitais.


Marcos Silva: o candidato falou sobre Segurança Pública. Segundo o canditado, é preciso aumentar o efetivo policial. O candidato destacou que a campanha do PSTU prioriza a classe trabalhadora. O candidato disse que se chegar ao governo os recursos econômicos irão chegar ao povo.



Jackson Lago: o candidato tratou sobre Segurança Pública e, segundo ele, um dos benefícios de seu governo foi ter criado a Secretaria de Segurança Cidadã. Jackson Lago disse que pretende investir em escolas e em qualificação de professores.


O candidato Josivaldo Corrêa, do PCB, que ficou fora do debate, vai ser entrevistado nesta quarta-feira (29), no JMTV 1ª Edição.