domingo, 13 de junho de 2010

Porque o São João do Maranhão é bom?






MARANHÃO - Cultura Popular
A Cultura Popular do Maranhão é uma feliz convergência de influências. Produto da mistura de brancos, negros e índios, ela também traduz a localização geográfica do Estado, mostrando a sua ascendência nordestina e amazônica. A força deste multiculturalismo deu origem a uma das mais ricas, vivas e originais expressões culturais do País.

Sua personalidade está impressa em todas as suas manifestações: seja no trançado da palha, no trabalho das rendeiras, na tradição da pesca artesanal e da construção de barcos, quanto no sabor de sua comida, nas lendas, no som arrebatador do Bumba-meu-boi e nos seus diferentes "sotaques" e na variedade das danças, como a Dança do Coco, Dança do Caroço e Dança de São Gonçalo.

Mas as festas são um dos momentos de expressão máxima da cultura maranhense. As festas no Maranhão são um espetáculo de cores, sons, sabores, fé, magia e tradição. É festa o ano inteiro: Festa do Divino, de São Benedito, Carnaval, São João e muitas outras. Em todas elas, a mesma característica: a participação popular e a alegria.


Bumba-Meu-Boi

O Bumba-meu-boi é uma das mais expressivas manifestações culturais do Maranhão. Este espetáculo de música, dança, cantos e cores arrebata os sentidos e alegra as noites de São João em São Luís.


O Bumba-meu-boi é um auto dramático, uma fantástica mistura de teatro, dança e folclore, com traços semelhantes aos autos medievais, mas suas verdadeiras origens estão perdidas no tempo. A história de Pai Francisco, Catirina, e a sua relação com o boi, é encontrada com variações, em diversas culturas. Mas só aqui no Maranhão ele é tão empolgante.

Produto da mistura de brancos, negros e índios, estas influências estão presentes nos diferentes estilos de boi - os chamados "sotaques". São 3 os principais sotaques:
- Boi de matraca: de marcada influência indígena, se caracteriza pela utilização da matraca, um instrumento construído com pequenas tábuas que fazem a percussão;
- Boi de zabumba: de influência africana, utiliza a zabumba, uma espécie de tambor, na marcação.
- Boi de orquestra: predomina a influência branca, utiliza instrumentos de sopro como saxofones, clarinetas e pistões.

Cada sotaque é uma batida, um ritmo diferente. E com o sotaque mudam também as indumentárias, as cenografias e as toadas. O resultado é uma festa, uma mistura de sons, ritmos e cores, que arrebata a assistência. Um espetáculo de grande beleza e valor cultural inestimável.

Brincar o Bumba-meu-boi no Maranhão é uma experiência inesquecível. Venha você também viver esta alegria e descobrir o segredo de um São João diferente!
_____________________________________________________________________________________
São João

O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. A partir da segunda quinzena do mês de junho, a cidade de São Luís se transforma num grande arraial.


Compõem o folguedo as barraquinhas de palha, as bandeirolas, as fogueiras, os licores e as comidas típicas. A diferença fica por conta das muitas manifestações culturais que ocorrem durante o São João e que fazem desta festa um dos momentos mais ricos da cultura popular do País. A Festa de São João é como um caleidoscópio da riqueza cultural, artística e folclórica do Maranhão. O Bumba-meu-boi é a mais expressiva delas. Esta fantástica mistura de teatro, dança e folclore, com traços semelhantes aos autos medievais, tem as suas origens perdidas no tempo. Mas até hoje ele empolga e arrebata a assistência. Suas cores, a beleza das suas coreografias, o brilho das fantasias, o esvoaçar das fitas e o som quente, forte e perturbador dos diferentes "sotaques" do Bumba-meu-boi, arrasta o povo todo pelas ruas para acompanhar as suas evoluções. É um espetáculo emocionante. E tem mais cultura neste São João! Tem a sensualidade do Tambor-de-crioula, uma dança herdada dos escravos e conduzida por tambores em um ritmo frenético, onde as mulheres em movimento sensual, coroam a dança com uma "umbigada", tem a Dança do coco, o Lelê ou Pela porco, o Cacuriá, a dança de São Gonçalo, Bambaê de caixa, a dança portuguesa e a tradicional quadrilha. A presença do povo, a alegria dos participantes e todas estas atrações culturais fazem da Festa de São João do Maranhão uma comemoração verdadeiramente diferente de tudo o que você já viu!
_____________________________________________________________________________________
Circuito Religioso

Os tambores ressoam no Maranhão durante o ano inteiro. A religiosidade do povo maranhense se expressa através da devoção, da dança, da alegria das festas.


O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. As fogueiras são acesas e o povo todo vai para as ruas acompanhar as evoluções, as danças, os brilhos e coloridos do Bumba-meu-boi. É um espetáculo emocionante, com um som quente que arrasta toda a assistência. E, para deixar ainda mais animados os festejos de São João, tem a tradição do Tambor-de-crioula, dança quente e sensual.
Mas o circuito religioso no Maranhão ainda tem mais comemoração! Como a Festa do Divino, na cidade de Alcântara, os festejos de São Benedito, protetor dos escravos e a festa em homenagem a São José de Ribamar, santo reconhecido pela fama de milagreiro.
Nas casas de culto africano, o Tambor de Mina, ritual semelhante ao do Candomblé, ressoa em dezenas de cerimônias ao longo do ano.
Fé, alegria e uma pluralidade de sons, ritmos e movimentos contribuem para fazer do circuito religioso uma das grandes atrações culturais do Maranhão.
_____________________________________________________________________________________

Festa do Divino

A Festa do Divino é comemorada durante o mês de maio em várias cidades do Maranhão. Mas é em Alcântara que ela alcança todo o seu esplendor. Esta festa, que reúne devoção e história, encontra no casario colonial e nas ruínas do tempo do Brasil Império de Alcântara o cenário perfeito para nos transportar para uma época em que ainda viviam reis e imperadores.

No período das comemorações, sobe a luz bruxuleante dos archotes, os cortejos populares percorrem as ruas da cidade, entoando cânticos até chegar à casa onde está hospedado o Imperador ou Imperatriz, que então recebe as homenagens do povo. As "caixeiras" comandam a celebração. Elas acompanham o cortejo rufando suas "caixas" (uma espécie de tambor), entoando cânticos e executando os passos de uma dança muito peculiar. As "bandeirinhas" participam do canto e da dança, acompanhando o toque das caixeiras. Ao final, são servidos doces e bebidas para os participantes do cortejo.



--------------------------------------------------------------------------------



Homenagem a São José de Ribamar

A apenas 35 km de São Luís, a cidade de São José de Ribamar é o maior santuário de peregrinações religiosas do Estado. Graças aos milagres atribuídos ao Santo Padroeiro, fervorosos romeiros de todas as regiões do País para lá se dirigem, no mês de setembro, quando da realização dos festejos em sua homenagem. Numa comovente profissão de fé, grande número de fiéis dirigem-se à Casa dos Milagres para depositar seus ex-votos. São cabeças, membros e órgãos do corpo humano ou peças como casas ou embarcações, esculpidas em cera ou madeira, simbolizando o agradecimento pela graça de curas alcançadas ou sonhos realizados. Mais de 100.000 pessoas dividem suas atenções entre o profano e o sagrado. Romeiros que, contritamente, participam das missas, dos batizados e acompanham a procissão são os mesmos que animam os shows, bailes de reggae, apresentações folclóricas, desfiles carnavalescos, numa demonstração de que a fé e a devoção não excluem a alegria. O cenário dessas manifestações, já antes deslumbrante, em frente à Baía de São José, ganhou imponência e conforto com a construção da basílica pelo governo atual. No largo da igreja foi erguida uma estátua do Santo, com 17,50m de altura, que pode ser avistada de bem longe da costa. Em torno, outras doze edificações menores representam etapas da vida do padroeiro: nascimento, noivado, os passos de São José. Fazem ainda parte do complexo religioso a grande concha acústica e o Museu dos Ex-Votos. Essas obras contribuíram para a consolidação dos festejos de São José como um dos mais importantes eventos do calendário turístico do Maranhão.

14 de Junho Niver da Nathália



Feliz Aniversário!
Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos,
o que vivemos, é muito bom saber, que os anos vão
e nossa amizade cada vez mais forte.
Parabéns e muitas felicidades a você,
Desejo a ti paz,
saúde e tudo de bom que a vida possa lhe dar,
porque você merece!!!

Aqui estamos, mais uma vez...
Comemorando mais um ano de vida!
Um ano que está se iniciando para você

Dias que se passaram...
Lembranças que ficam na nossa memória
guardadas com muito carinho no coração...

Amores passados...
Felicidades...
Saudades...
Tudo...
Tudo nos faz sentir bem...

Pois olhamos para trás e vemos tudo o que passamos...
Tudo que superamos...
Tudo nos marca...
e nos faz perceber que apesar dos erros e dos acertos do passado...
Aprendemos e muito com tudo que fizemos ou deixamos de fazer...

Estou muito feliz por conhecer essa pessoa maravilhosa que você é!!!
Espero que sempre que você precisar...
hoje realmente é um grande dia,
afinal de contas mais 365 dias se passaram na tua vida e com eles vieram novos sonhos,
novas conquistas e também novos projetos de vida.

Faz alguns anos que Deus te enviou a terra para iluminar a todos com a tua presença,
e neste dia mais que especial que evidência a tua chegada ao mundo,
palavras não bastam para te homenagear,
você é uma obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades,
uma grande pessoa que admiro e quero muito bem.

É muito bom saber que você existe e que posso contar com você caminhando ao meu lado,
presente em minha vida.

Que você caminhe sempre em busca do sucesso,
alcançando um futuro amplo,
se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Ninguém é dono da sua felicidade...


NINGUÉM É DONO DA SUA FELICIDADE, POR ISSO NÃO ENTREGUE A SUA ALEGRIA, A SUA PAZ, A SUA VIDA NAS MÃOS DE NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM.

SOMOS LIVRES E NÃO PODEMOS QUERER SER DONOS DOS DESEJOS, DA VONTADE OU DOS SONHOS DE QUEM QUER QUE SEJA.

A RAZÃO DE SER DA SUA VIDA É VOCÊ MESMO.

A SUA PAZ INTERIOR DEVE SER A SUA META
QUANDO SENTIR UM VAZIO NA ALMA, QUANDO ACREDITAR QUE AINDA FALTA ALGO, MESMO TENDO TUDO, REMETA O SEU PENSAMENTO PARA OS SEUS DESEJOS MAIS ÍNTIMOS E BUSQUE A DIVINDADE QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ.

PARE DE PROCURAR A SUA FELICIDADE CADA DIA MAIS LONGE.

NÃO TENHA UM OBJETIVO LONGE DEMAIS DAS SUAS MÃOS, ABRACE AQUELES QUE ESTÃO AO SEU ALCANCE HOJE.

SE ESTÁ DESESPERADO DEVIDO A PROBLEMAS FINANCEIROS, AMOROSOS OU DE RELACIONAMENTOS FAMILIARES, BUSQUE NO SEU INTERIOR A RESPOSTA PARA SE ACALMAR, VOCÊ É REFLEXO DO QUE PENSA DIARIAMENTE.

PARE DE PENSAR MAL DE SI MESMO, E SEJA O SEU PRÓPRIO MELHOR AMIGO, SEMPRE.
SORRIR SIGNIFICA APROVAR, ACEITAR, FELICITAR.

ENTÃO ABRA UM SORRISO DE APROVAÇÃO PARA O MUNDO, QUE TEM O MELHOR PARA LHE OFERECER... HOJE!

Paulo Roberto Gaefke

A saída é ser feliz


Nem sempre as coisas andam como eu planejo.
Mas eu gosto de pensar nos dias em que tudo dá certo.
Nem sempre me cerco de pessoas compreensivas e carinhosas.
Mas aí eu corro pros amigos de verdade, que me trazem tanto prazer.

Nem sempre o meu corpo acompanha o ritmo da minha mente.
Mas eu me alegro com a lembrança dos momentos em que corpo e espírito vibraram juntos.

Nem sempre sou amada da forma que mereço.
Mas busco lá nas gavetinhas da memória, os amores sinceros que tive.

Nem sempre consigo achar conforto nas minhas orações.
Mas me consola saber que eu não abandonei a fé.

Vida nem sempre é justa, nem sempre é acolhedora, nem sempre é colorida.
Mas eu insito na idéia de ser feliz.
Porque não vale a pena passar pela vida carregando pesos...
Colecionando mágoas.
E já que estamos aqui...
A saída é ser feliz.

Texto de lena gino

A DESPEDIDA DO AMOR


Martha Medeiros


Existem duas dores de amor:

A primeira é quando a relação termina e a gente, seguindo amando, tem que se acostumar com a ausência do outro, com a sensação de perda, de rejeição e com a falta de perspectiva, já que ainda estamos tão embrulhados na dor que não conseguimos ver luz no fim do túnel.

A segunda dor é quando começamos a vislumbrar a luz no fim do túnel.

A mais dilacerante é a dor física da falta de beijos e abraços, a dor de virar desimportante para o ser amado. Mas, quando esta dor passa, começamos um outro ritual de despedida: a dor de abandonar o amor que sentíamos. A dor de esvaziar o coração, de remover a saudade, de ficar livre, sem sentimento especial por aquela pessoa. Dói também...

Na verdade, ficamos apegados ao amor tanto quanto à pessoa que o gerou. Muitas pessoas reclamam por não conseguir se desprender de alguém. É que, sem se darem conta, não querem se desprender. Aquele amor, mesmo não retribuído, tornou-se um souvenir, lembrança de uma época bonita que foi vivida... Passou a ser um bem de valor inestimável, é uma sensação à qual a gente se apega. Faz parte de nós. Queremos, lógicamente, voltar a ser alegres e disponíveis, mas para isso é preciso abrir mão de algo que nos foi caro por muito tempo, que de certa maneira entranhou-se na gente, e que só com muito esforço é possível alforriar.

É uma dor mais amena, quase imperceptível. Talvez, por isso, costuma durar mais do que a "dor-de-cotovelo" propriamente dita. É uma dor que nos confunde. Parece ser aquela mesma dor primeira, mas já é outra. A pessoa que nos deixou já não nos interessa mais, mas interessa o amor que sentíamos por ela, aquele amor que nos justificava como seres humanos, que nos colocava dentro das estatísticas: "Eu amo, logo existo".

Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente...

E só então a gente poderá amar, de novo.

PARA QUE SERVE UMA RELAÇÃO?


Drauzio Varela


Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.

Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso.

Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo.

Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.

Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro quando o cobertor cair.

Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois!!

Amor Proibido - V


Re-adaptação de um rascunho escrito em Janeiro/2003

Foi como seguir uma estrada onde não existe desvios, nem atalhos. Eu nunca escolhi que acontecesse, te descobri como uma criança que aprende os primeiros passos, instruído a seguir seus movimentos, desenhar seus traços com a fôrma de sua voz, arriscar os primeiros olhares sem entender ao certo o significado. Fui alfabetizado. Graduei-me para atrair sua atenção, e sua atenção me fez desviar os gestos e caminhos que não apontavam em sua direção - quando se está apaixonado, o que menos importa é o resto do mundo -. Minha amizade foi, de todas, a melhor criação ao seu lado, quase uma obra de arte adolescente, disfarce ideal a quem ousa ir adiante sem ser notado. Abasteci meu desejo, sem saber exatamente o que usar como combustível, te transformei em um segredo sem chave para esconder de todos o que sempre esteve estampado em meus olhos tímidos. Minha dor é o cofre que guarda nossa história. Tranquei os beijos, o nosso amor, as promessas, dias só nossos. Guardo o que não aconteceu. Aperfeiçoei-me de você para tentar te conquistar, nadei contra correntezas mesmo sem ter a capacidade de nadar, fui ao lugar mais distante de mim sem decorar o caminho de volta. O amor não usa mapa. Hoje, meu corpo não a procura mais como aventura, abrigo. Aguarda nosso próximo episódio como um recém-nascido que desconhece a vida. Adivinho nosso destino em canções. A insistência em te esquecer é a inutilidade de me provar que você venceu todo esse mau tempo, os monstros e demônios que eu enviei para te destruir. E agora, radiante, sobrevive dentro de mim.

AMOR VERDADEIRO - Vale a pena parar para ler


Category: Other

Quantas vezes você já olhou um casal, passeando de mãos dadas ou abraçado e se perguntou como eles podem se amar, sendo tão diferentes?

Quantas vezes já pensou em como aquela moça tão elegante pode amar aquele homem com ar tão desengonçado?

Ou como aquele homem tão bonito, parecendo um deus da beleza pode amar aquela mulher tão destituída de atrativos?

Toda vez que essas idéias nos atravessam a mente, é que estamos julgando o amor pelo exterior.

Mas, já dizia o escritor de o pequeno príncipe: "o essencial é invisível para os olhos."

A propósito, conta-se que o avô do conhecido compositor alemão Mendelssohn, estava muito longe de ser bonito. Moses era baixo e tinha uma corcunda grotesca.

Um dia, visitando um comerciante na cidade de Hamburgo, conheceu a sua linda filha. E logo se apaixonou perdidamente por ela.

Entretanto, a moça, ao vê-lo, logo o repeliu. Aquela aparência disforme quase a enojou.

Na hora de partir, Moses se encheu de coragem e subiu as escadas. Dirigiu-se ao quarto da moça para lhe falar.

Desejava ter sua última oportunidade de falar com ela.

A jovem era uma visão de beleza e Moses ficou entristecido porque ela se recusava até mesmo a olhar para ele.

Timidamente, ele lhe dirigiu uma pergunta muito especial: "você acredita em casamentos arranjados no céu?"

Com os olhos pregados no chão, ela respondeu: "acredito!"

"Também acredito." - afirmou Moses - "Sabe, acredito que no céu, quando um menino vai se preparar para nascer, Deus lhe anuncia a menina com quem vai se casar. Pois quando eu me preparava para nascer, Deus me mostrou minha futura noiva. Ela era muito bonita e o bom Deus me disse: "sua mulher será bela, contudo terá uma corcova."

Imediatamente, eu supliquei: "senhor, uma mulher com uma corcova será uma tragédia. Por favor, permita que eu seja encurvado e que ela seja perfeita."

Nesse momento, a jovem, emocionada, olhou diretamente nos olhos de Moses Mendelssohn. Aquela era a mais extraordinária declaração de amor que ela jamais imaginara receber.

Lentamente, estendeu a mão para ele e o acolheu no fundo de seu coração. Casou-se com ele e foi uma esposa devotada.

O amor verdadeiro tem lentes especiais para ver o outro. Vê, além da aparência física, a essência. E assim, ama o que é real.

A aparência física pode se modificar a qualquer tempo. A beleza exterior pode vir a sofrer muitos acidentes e se modificar, repentinamente.

Quem valoriza o interior do outro é como um hábil especialista em diamantes que olha a pedra bruta e consegue descobrir o brilho da preciosidade.

É como o artista que acaricia o mármore, percebendo a imagem da beleza que ele encerra em sua intimidade.

Este amor atravessa os portões desta vida e se eterniza no tempo, tendo capacidade de acompanhar o outro em muitas experiências reencarnatórias.

Este é o verdadeiro amor.

No amor, o homem sublima os sentimentos e marcha no rumo da felicidade.

Na perfeita identificação das almas, o amor produz a bênção da felicidade em regime de paz.

(Equipe de Redação do Momento Espírita com base no cap. Amor verdadeiro, de Barry e Joyce Vissell, do livro Histórias para aquecer o coração - Edição de ouro, Ed. Sextante e verbete amor do livro Repositório de Sabedoria, vol. 1, do Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.)

RECOMEÇAR


Paulo Roberto Gaefke
(não é de Carlos Drummond de Andrade)


Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário
"Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego? Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado... diferente?
Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a
pintar... desenhar... dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho? besteira...
tem tanta gente que você afastou com
o seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar?
Vá alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...

Se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
já se desejarmos fortemente o melhor e
principalmente lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental...
jogar fora tudo que te prende ao passado...
ao mundinho de coisas tristes...
fotos... peças de roupa, papel de bala...
ingressos de cinema... bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...

jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas
e muitas vezes... afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

A PRODUÇÃO DO IOGURTE

O Iogurte
O Iogurte é reconhecidamente um alimento tradicional dos povos do Oriente Médio e o interesse nesse produto fez com que ele se difundisse na Itália, França, Holanda, para outros países europeus e para a América do Norte. Nos países ocidentais, basicamente o seu consumo era devido a prescrições médicas, em razão da reputação do seu valor terapêutico. Hoje, o produto, além de ter perdido a característica dietética, é consumido como sobremesa, complementando refeições ligeiras e mesmo por prazer, devido não só a sua apresentação, ao seu valor e aspecto agradáveis, como também em razão do conhecimento de seu valor nutritivo.

Definição
A definição deste produto gera controvérsias, mas pode ser caracterizado como um produto que resulta da fermentação do leite por culturas “starters”* que contenham somente o Streptococcus thermophilus e o Lactobacillus delbrüeckii, subsp. bulgaricus. No entanto, não se impede que o produto possa ser veículo de outra bactéria, como Lactobacillus acidophilus, adicionado após a elaboração do produto durante o seu resfriamento.
Qualquer que seja a definição dada, há certas características que devem ser obedecidas para que possa ser considerado Iogurte:
- deve conter, em abundância, microorganismos vivos;
- não conter estabilizantes.
* culturas “starters”: são fermentos, inóculos e culturas láticas usados no desenvolvimento de produtos lácteos fermentados. A cultura pode ser constituída de uma estirpe de uma espécie bacteriana, conhecida por cultura simples, ou pode reunir várias estirpes e, ou, espécies, sendo chamada, assim, de cultura mista.

Fabricação do Iogurte
Embora estejam aparecendo no mercado novos produtos, comercialmente existem dois tipos de iogurtes: tradicional e batido. Estão listadas, a seguir, as etapas de fabricação comuns a ambos os tipos:

1. Seleção do Leite
O leite deve apresentar:
- acidez sempre inferior a 20ºD**;
- aroma e sabor normais;
- alto teor de sólidos;
- ausência de microorganismos patogênicos e de substâncias inibidoras da fermentação lática;
- teor de gordura padronizado.

2. Adição de Substâncias
Para que o iogurte tenha uma boa consistência, é necessário que o leite tenha um extrato seco desengordurado de 15%. Podemos aumentar o teor de sólidos por concentração do leite ou por adição de leite em pó desnatado ou leite concentrado desnatado.
No caso da produção de iogurte batido, costuma-se adicionar de 18 a 12% de açúcar para melhorar o sabor e consistência. No Brasil, é proibida a adição de estabilizantes e espessantes.

3. Pré-aquecimento
O leite incrementado é aquecido de 50ºC a 60ºC com a finalidade de facilitar a homogeneização.

4. Homogeneização
Esta operação melhora a qualidade do produto final, evitando a separação da gordura além de melhorar a consistência, a cremosidade, o sabor e a digestibilidade do Iogurte.
A pressão utilizada na homogeneização é variável entre 150 e 200atm.

5. Pasteurização
O principal objetivo da pasteurização é a destruição dos germes patogênicos e a eliminação de grande parte da flora microbiana normal do leite, favorecendo, desta maneira, o crescimento dos microorganismos posteriormente inoculados. Além disso, temos a redução do teor de oxigênio no leite, bem como a precipitação da albumina e da globulina, favorecendo a consistência e a hidratação do coágulo.
A pasteurização pode ser realizada a várias temperaturas e tempos, dependendo não só do equipamento utilizado, mas também da característica do produto final.

6. Resfriamento
A finalidade desta operação é abaixar, rapidamente, a temperatura do leite até um valor conveniente para a inoculação do fermento. A temperatura após o resfriamento depende da temperatura de fermentação que, na indústria, é, geralmente, de 42ºC a 43ºC.

7. Inoculação
Após o tratamento térmico, o leite é transferido para tanques de aço inoxidável, providos de agitador, onde é colocado, com 2 a 3%, em peso, da cultura láctica selecionada.
Embora essas culturas possam, eventualmente, incluir Lactobacillus lactis, Lactobacillus helveticus, Streptococcus diacetilactis, etc., fundamentalmente o inoculo é constituído por dois microorganismos: S. termophilus e L. bulgaricus numa proporção numérica eqüitativa, contendo de 2 a 4 milhões de células por mililitro.
De uma forma geral, as qualidades desejáveis em uma cultura para iogurte são: pureza; crescimento vigoroso; produção de coágulo consistente; facilidade de conservação; ser resistente a açúcar, bacteriófagos, penicilina e outros antibióticos; e produzir iogurte com bom aroma e sabor.

8. Fermentação
Durante a fermentação, as bactérias do iogurte, S. termophilus e L. bulgaricus, crescem simbioticamente, produzindo acido lático e compostos aromáticos, além de formar o coágulo. No inicio da fermentação, a acidez do leite (menor que 20º D) favorece o crescimento do S. termophilus, estimulado por alguns aminoácidos livres (especialmente a valina) produzidos pelo L. bulgaricus, o que provoca um aumento de acidez.
Nesta fase, o S. termophilus libera acido fórmico estimulante do desenvolvimento do L. bulgaricus.

Continua-se a fermentação até que a acidez atinja de 85ºD a 90ºD. Nessa fase do processamento é que se faz a diversificação na técnica de fabricação conforme se queira obter iogurte natural ou batido.

- Iogurte natural: o leite inoculado é colocado nos recipientes individuais e levado para as câmeras de fermentação (geralmente a 42º C) onde permanecem de 2 a 3 horas até que a acidez atinja de 90º D a 95ºD. O tempo de preenchimento das embalagens individuais não deve exceder 30 min após a inoculação, para se evitar problemas de consistência do produto final.
Uma vez terminada a fermentação, o iogurte é levado para a câmara final, onde é resfriado a aproximadamente 5ºC, para então ser distribuído para o comercio.

- Iogurte batido: a fermentação se dá na própria dorna, onde a cultura foi inoculada ao leite. A mistura é deixada em repouso até que se atinja a acidez desejada.
Após a fermentação, o coágulo é rompido por agitação na própria dorna, bombeando através de um filtro, para se eliminarem os grumos passando então por um trocador de calor a placas onde é resfriado de 3ºC a 5ºC. Após resfriamento, faz-se a adição da polpa de fruta na própria linha ou então em tanques providos de agitadores. O iogurte é, então, embalado e armazenado em câmara fria.

Benefícios do consumo do Iogurte
Como já dito no presente trabalho, o consumo de iogurte gera muitos e importantes benefícios ao organismo daqueles que o ingerem. Estão listadas, a seguir, as principais vantagens desse produto:

- Contém um baixo teor de lactose:
A lactose é parcialmente transformada em acido lático durante o percurso da fermentação, o que facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose, e que, por isso, têm problemas em assimilar os nutrientes do leite. A acidez do iogurte confere uma proteção natural contra as infecções, manifestando-se a inibição de diferentes tipos de bactérias patogênicas no iogurte. Por outro lado, o acido lático dissolve o cálcio presente no iogurte e favorece a sua assimilação.

- Proteólise e digestão:
As proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias láticas, o que permite uma melhor digestão.

- Vitaminas:
As vitaminas do leite ajudam no desenvolvimento das bactérias láticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando, assim, a variedade de vitaminas presentes no iogurte.

- Minerais:
O iogurte apresenta uma ampla variedade de minerais, destacando-se com maior importância o cálcio, que para além do mais apresenta uma elevada biodisponibilidade.

BIBLIOGRAFIA

- AQUARONE, Eugênio; LIMA, U. de Almeida; BORZANI, Walter. BIOTECNOLOGIA: Alimentos e bebidas produzidos por fermentação. Volume 5. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 1983. 243 p.
- FERREIRA, C. L. de Luces Fortes. Produtos Lácteos e Fermentados (aspectos bioquímicos e tecnológicos). Viçosa: UFV, 2001. 112 p.
- IOGURTES. Disponível em: http://www.iogurte.com/index.php?action=tipos_iogurte&subaction=1. Acesso em: 2 jun. 2007.
- ACIDEZ DO LEITE. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/leite.html Acesso em: 26 jun. 2007.





AUTORES:

Camila Mura Pereira
Cleiton Márcio Pinto Braga
Cárol Cabral Terrone
Luis Guilherme Virgílio Fernandes
Mauricio Wolf Wilwerth

'Webcidadania' avança no Brasil e muda o foco da participação política



"Webcidadania" avança no Brasil e muda o foco da participação política
Ferramentas induzem o cidadão a assumir papel ativo na vida pública.
Redes sociais e banco de dados ajudam a cobrar e fiscalizar políticos.
Thiago Guimarães
Do G1, em São Paulo

imprimir No momento em que as campanhas eleitorais no Brasil parecem acordar para o potencial da internet, montando estratégias e equipes para fisgar o voto na rede, iniciativas na web sem vínculo partidário ajudam o cidadão a participar da vida pública e fiscalizar a classe política.

São ferramentas digitais que invertem o eixo da participação na vida pública: de simples receptores das mensagens de políticos e partidos, os cidadãos passam a ter voz ativa na organização de suas demandas.

O que antes tomava papel, telefone, carros de som e horas de reuniões hoje pode ser feito em poucos cliques – de listar problemas do bairro a monitorar o trabalho de deputados e senadores em Brasília.

Sites e movimentos que promovem a chamada cidadania na web avançam no país e mostram resultados. O G1 apresenta algumas dessas iniciativas.

Vote na Web
No ar desde novembro de 2009, o Vote na Web ajuda o internauta a acompanhar projetos de lei em tramitação no Congresso.

O site resume propostas complexas em poucas linhas, com ênfase nos aspectos que interferem na vida das pessoas. Mediante rápido cadastro, o usuário também pode “votar” nas propostas e acompanhar o mapa das opiniões dos internautas.


Site "Vote na web" (www.votenaweb.com.br)
Quem quiser também pode se cadastrar para receber, por e-mail, informações sobre a tramitação da proposta de seu interesse.

Como é praticamente impossível cadastrar todos os projetos - foram mais de 6.000 nos últimos dois anos -, o site, ao entrar no ar, mostrava uma proposta de cada parlamentar. Depois passou a cadastrar todo projeto apresentado na Câmara e no Senado desde então.

“A gente não precisa mais pintar a cara e ir para a rua. É possível se mobilizar pela internet”, afirma o idealizador do projeto, Fernando Barreto, da Webcitizen, empresa de Belo Horizonte que cria aplicativos para engajamento cívico.

Em pouco mais de seis meses, o Vote na Web tem 5.000 usuários cadastrados e mais de 100 mil votos virtuais.

Excelências
O projeto Excelências, da Transparência Brasil, reúne o maior banco de dados sobre parlamentares em exercício no Brasil, nos três níveis de governo (União, Estados e municípios).


Site "Excelencias" (www.excelencias.org.br)Se o usuário quiser saber, por exemplo, quantas vezes um deputado faltou ao trabalho, a informação está lá. Histórico de doações eleitorais, citações na Justiça, variações no patrimônio de 2.368 políticos: dados extraídos de fontes oficiais e reunidos de forma a facilitar a consulta.

“É algo que reduz violentamente o tempo que alguém teria que gastar para buscar essas informações”, afirma Claudio Weber Abramo, secretário-geral da Transparência Brasil.

Eleitor 2010
A ideia do Eleitor 2010 é transformar o cidadão em fiscal do pleito de outubro. Surgiu pela experiência da jornalista Paula Góes, que sentia na pele a dificuldade em checar todas as denúncias feitas pela população em dia da votação.

“Recebíamos inúmeras denúncias, mas nunca tínhamos equipes para apurar todas. Isso gerava frustração para o eleitor - que sentia seu testemunho sem importância - e para o jornalista, que se via impotente”, diz Góes.

Moderadores analisam os relatos enviados ao site - por e-mail, celular, Twitter ou na própria plataforma. Classificam as denúncias como confirmadas ou não confirmadas e registram a credibilidade das fontes (testemunha ou vítima, por exemplo) e a confiabilidade das informações.


Site "Eleitor 2010" (http://eleitor2010.com/)Os relatos aparecem em um mapa, onde podem ser filtrados por região ou categoria. Usuários, que não precisam se identificar, podem confirmar ou negar relatos e também solicitar o envio de denúncias feitas em determinada região.

Góes enumera idéias para evitar a manipulação política do site, como parcerias com estudantes de jornalismo e Promotorias Eleitorais.

“É uma plataforma que dá ao cidadão o poder de atuar como fiscal do que acontece a sua volta, desde que tenha as ferramentas mais básicas: um celular ou internet. Confiamos na boa fé da maioria dos brasileiros e esperamos contar com a ajuda de pessoas alinhadas com o propósito de alcançar um Brasil mais transparente e livre de corrupção”, afirma Paula.

Uma versão beta da plataforma está no ar desde o final de maio e já aceita relatos sobre o período da pré-campanha.

Cidade Democrática
O Cidade Democrática é uma rede social que une pessoas e causas, e não apenas pessoas. “No site não sou seu amigo, mas amigo de sua causa”, afirma o administrador Rodrigo Bandeira, idealizador do portal.

O usuário se cadastra como cidadão, ONG, parlamentar, empresa. Pode criar propostas, apoiar outras, fazer comentários. O portal entrou no ar em novembro de 2009 e conta com cerca de 2.700 pessoas.

Entre eles, mais da metade dos vereadores, a prefeitura e um deputado estadual de Jundiaí (SP), que acompanharam o movimento iniciado por um grupo de moradores.


Site "Cidade Democrática"
(www.cidadedemocratica.com.br)A história começou com o estudante de Ciências Sociais Henrique Parra, 20, voluntário do Voto Consciente, um dos projetos pioneiros em São Paulo no acompanhamento das atividades legislativas.

Parra conheceu o site e passou a divulgá-lo aos amigos. “Sempre pedíamos que apontassem um problema ou divulgassem uma proposta ao entrarem no site”, diz o estudante, que listou problemas do seu bairro: falta de áreas de lazer e cachorros abandonados.

A plataforma ajudou a catalisar o trabalho de ONGs que promovem participação cidadã na cidade. Organizaram uma agenda de 12 reivindicações e começaram a cobrar a classe política.

Resultados não demoraram a chegar. De um deputado, uma emenda de R$ 200 mil para construção de ciclovias. Da prefeitura, um plano diretor para desenhar ciclovias para a cidade. Da Câmara Municipal, a mudança do horário das audiências públicas (de 9h para 19h) e o fim das votações secretas na Casa.

Para o idealizador Bandeira, a plataforma nasceu como forma de proporcionar um modo de os cidadãos definirem suas prioridades. "Percebemos que falávamos apenas do que estava na imprensa, e a partir daí discutíamos as questões", afirma.

Entusiasta da "webcidadania" como catalisador social, o estudante Parra não se anima, porém, com as eleições vindouras. "O momento eleitoral é muito pobre para a gente. Discute-se muito pouco agendas locais. A discussão vai mais para dossiês do que para o que realmente importa. Já nas redes sociais cada pessoa é produtora de conteúdo", diz.

Advogada teve fratura no maxiliar, dizem médicos do IML e Polícia Civil


Laudo sobre a causa da morte de Mércia Nakashima sairá em até 30 dias.
Sumida desde 23 de maio foi achada sexta (11) em represa; ex é suspeito.
Kleber Tomaz
Do G1 SP

imprimir
Exames preliminares feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) no corpo de Mércia Nakashima indicam que ela sofreu uma fratura no maxilar, segundo informaram fontes médicas e policiais ao G1. A advogada foi enterrada no sábado (12) num cemitério em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Depois de ficar desaparecida desde o dia 23 de maio, a mulher foi encontrada boiando sem vida numa represa em Nazaré Paulista, no interior de SP, na sexta-feira (11). Um dia antes, o veículo dela, um Honda Fit prata, foi achado submerso no mesmo local. Para a Polícia Civil, a jovem de 28 anos teria sido assassinada. Seu ex-namorado, o também advogado Mizael Bispo, de 40 anos, é considerado o principal suspeito pelo desaparecimento e pela morte dela. Uma outra pessoa não identificada teria ajudado a cometer o crime. Bispo se diz inocente.

Saia Rodada contrata Elayne Tyne e anuncia DVD internacional


A banda Saia Rodada prometeu e está cumprindo, presenteando os seus fãs com grandes novidades e voltando as paradas de sucesso.

A banda acaba de contratar a cantora Elayne Tyne para seu time de vocalistas. A cantora não esperou até o final de junho para cumprir a agenda de shows com a banda Garota Safada e encerrou sua parceria com a banda no último dia 5.

O contrato com a Saia tem duração de 26 meses(dois anos e dois meses). A partir de agora, os vocais da banda serão Rai Soares, Natália Clasans, Doidinho de Mossoró e Elayne Tyne.

DVD Internacional:

A banda Saia Rodada vai fazer a sua segunda turnê pela a Europa e vai aproveitar para gravar o seu DVD internacional.
Em setembro a banda estará em Portugal, Bélgica e Suécia. Em Bruxelas, na Bélgica, a banda vai puxar o primeiro bloco em trio elétrico da história da cidade e vai aproveitar para gravar o seu primeiro DVD internacional.