terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SUSPEITA DE FRAUDE; Uniceuma: alunos podem estar envolvidos em fraude de notas

SÃO LUÍS - Cerca de pelo menos 600 alunos de cursos diversos, principalmente da área de saúde (Medicina, Odontologia e Enfermagem), além de Direito e Engenharia, estão envolvidos em alteração de notas no Uniceuma. A fraude no lançamento de notas foi denunciada pela reitoria da instituição à polícia, no início da semana.

De acordo com o delegado Breno Galdino, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, já interrogou 20 alunos supostos de envolvimento com a fraude. Eles disseram estar surpreso com a adulteração das notas e negaram ter ligação com o caso.

O delegado disse que as investigações estão em fase inicial e não se tem informações das pessoas envolvidas. "Estamos em fase de levantamento de informações. Temos recebidos algumas denúncias anônimas na Seic querendo contribuir. Estamos construindo como se dá essa quadrilha, como ela vem agindo. Como foram sendo cooptados os alunos para fazer essa adulteração de notas. E quem estava recebendo. De posse desse material chegaremos aos culpados" ressaltou.

O delegado adiantou que existem casos de disciplinas em que o aluno constava no sistema como aprovado, sem ter feito nenhuma prova durante o semestre. As investigações apontaram adulterações no sistema datadas do ano passado, mas, segundo o delegado, há casos de 2009 envolvendo alunos já formados.

O reitor do Uniceuma, Marcos Barros, disse que a imagem da instituição tem que ser valorizada a todo custo.

- Nós fizemos uma auditoria e detectado a inconsistência, procuramos à polícia ao saber das adulterações. Isso mostra nosso compromisso com a verdade - disse.

Versão da reitoria

Marcos Barros afirmou que a instituição tem acompanhado e prestado apoio ao trabalho policial. Somado ao inquérito aberto pela Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), o Uniceuma submeterá os estudantes e as pessoas comprovadamente envolvidos na fraude ao Conselho de Ética da instituição.

Até o momento, disse o reitor, nenhum estudante foi punido formalmente e nenhum funcionário afastado. "Precisamos ter certeza dos envolvimentos para procedermos as punições", justifica.

Questionado da repercurssão da denúncia para instituição, o reitor foi categórico em dizer que a instituição tem 22 anos de serviços prestados à comunidade, cuja a imagem tem que ser preservada a todo instante.

- O Uniceuma é uma instituição séria que tem como objetivo ter bons professores, bons alunos, que são maioria. Todos saem cada vez mais fortalecidos, pois sabem que terão um diploma cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho - admite.