terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quem esta por trás de todo o mal?




Há forças do mal em operação?
“O mundo está em confusão, como se poderes ocultos estivessem deliberadamente tentando bloquear todas as saídas de emergência.” — Jean-Claude Souléry, jornalista.

‘Os sentimentos de incapacidade da pessoa tendem a suscitar a sensação de que há poderosas forças do mal em operação.’ — Josef Barton, historiador.

O ABSOLUTO horror causado pelos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 levou muitos a refletir seriamente. Michael Prowse, escrevendo no jornal Financial Times da Inglaterra, declarou: “Nenhum animal agiria ou conseguiria agir de modo tão bárbaro.” Um editorial em The New York Times observou que, além do planejamento que o ataque exigiu, “é igualmente importante considerar a intensidade do ódio necessário para causá-lo. É um ódio que excede a guerra convencional, que não tem limites e que não respeita nenhum acordo”.

Pessoas de diversas crenças pensaram seriamente na possibilidade da ação de algum poder maligno. Um comerciante de Sarajevo, que presenciou os horrores do ódio étnico na Bósnia, declarou: “Depois de um ano da guerra na Bósnia, eu creio que é Satanás quem manobra a situação. Isto é pura loucura.”

Quando se perguntou ao historiador Jean Delumeau se acreditava no Diabo, ele respondeu: “Como poderia negar o poder do mal, quando vejo o que está acontecendo e o que tem acontecido desde que nasci: A Segunda Guerra Mundial, com mais de 40 milhões de vítimas; Auschwitz e os campos da morte; o genocídio no Camboja; a tirania sangrenta do regime de Ceausescu; a tortura como sistema de governo em muitos lugares do mundo. A lista de horrores é infindável. . . . Por isso, creio que podemos chamar esses atos de ‘diabólicos’, não que sejam inspirados por um Diabo de chifres e de cascos fendidos, mas por um Diabo que é símbolo do espírito e do poder do mal, operando no mundo.”

Assim como Jean Delumeau, muitos classificam como “diabólicos” os horrores que ocorrem hoje na sociedade humana, desde o círculo familiar até o cenário internacional. Mas o que significa isso? Devem esses horrores ser atribuídos a poderes impessoais do mal, ou há forças malignas pessoais induzindo humanos a cometer crimes hediondos que ultrapassam a habitual maldade humana? São essas forças planejadas, organizadas e supervisionadas por um príncipe do mal — por Satanás, o Diabo?