sábado, 19 de março de 2011

Obama encerra 1º dia de visita com ataque à Líbia e acenos ao Brasil




O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarcou por volta das 19h deste sábado (19) para o Rio de Janeiro acompanhado da primeira-dama, Michelle Obama, e das filhas do casal, Sasha e Malia. Obama encerrou a primeira etapa de sua viagem ao Brasil deixando como principal marca a autorização para o ataque militar norte-americano à Líbia.

Após participação em fórum empresarial, Obama fez um pronunciamento para a imprensa norte-americana, não previsto na agenda, sobre a situação na Líbia. Ele anunciou ter autorizado uma "operação militar limitada", sem o uso de soldados em solo.

Em Brasília, Obama acenou com o apoio à aspiração brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e fez declarações de interesse em aprofundar as relações comerciais com o Brasil, em especial nos setores energético e de infraestrutura.

Em sua primeira oficial ao país, foram assinados dez acordos de cooperação ou de comércio. Obama também se reuniu com a presidente Dilma Rousseff. Almoçou no Itamaraty e participou do encerramento de fórum empresarial na capital federal.

O presidente dos EUA chegou a Brasília às 7h30 deste sábado, exatamente no horário agendado. Foi recebido na Base Aérea de Brasília pelo comandante da instalação militar, coronel Geraldo Correia de Lyra Júnior, pelo embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, e pela chefe do cerimonial do Itamaraty, embaixadora Maria de Lujan.

Em seguida, a comitiva de Obama se deslocou para o hotel Royal Tulip, onde a família ficou hospedada neste sábado.

Protagonistas originais se reunirão para sequência da série American Pie

American Pie - A Primeira Vez É Inesquecível causou grande estardalhaço em seu lançamento e, como a maioria dos sucessos de bilheteria, recebeu diversas continuações. As últimas, lançadas apenas em DVD, acabaram por enfraquecer o nome da franquia. Agora, os diretores Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg (Uma Madrugada Muito Louca) planejam realizar um novo longa da série e, segundo o Hollywood Reporter, ele irá contar com grande parte dos atores presentes no primeiro filme.

Jason Biggs, Seann William Scott e Eugene Levy, que interpretaram Jim Levenstein, Steve Stifler e o pai de Jim, respectivamente, estão em processos finais de negociação para American Reunion, como o longa está sendo chamado. Paralelamente, o estúdio busca trazer Thomas Ian Nicholas, Tara Reid, Chris Klein, Mena Suvari e Jennifer Coolidge para repetir seus papéis.

Juntos, os dois primeiros filmes da série arrecadaram US$ 523,2 milhões nas bilheterias mundiais, enquanto o terceiro, American Pie – O Casamento, faturou US$ 231,4 milhões sozinho.

Segundo o E!, American Reunion, que também será escrito pela dupla de diretores, começará a ser filmado no dia 24 de maio.