sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia dos Fiéis Defuntos



www.pedrobotelhoneto.blogspot.com.br

Ficheiro:William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) - The Day of the Dead (1859).jpg



O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.


Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

O Dia de Finados para a Fé Protestante 

Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro, portanto não cultuam esse dia. 

 Tradição do dia de finados no México

 No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas.

Fonte: Wikipédia - Brasil

Prefeitura de Chapadinha encaminha projeto de lei para a realização de concurso público com 221 vagas efetivas e 442 para cadastro de reservas

A prefeitura de Chapadinha encaminhou à Casa Legislativa nesta quinta-feira (31) o Projeto de Lei Nº 32/2013 que dispõe sobre a criação de vagas de provimentos efetivos e cadastro de reservas. O presente projeto de Lei tem por objetivo adequar a legislação municipal, criando vagas para os cargos públicos efetivos no quadro da administração direta de forma a permitir o bom e regular funcionamento do serviço público municipal.

O projeto que seguiu para aprovação dos parlamentares substitui o primeiro enviado na quarta-feira (30) para correção de erros materiais e adequação às necessidades.

Após minucioso estudo elaborado por uma comissão para detectar a real necessidade, chegou-se a conclusão que o concurso público vai oferecer 221 vagas em diversas funções, para preencher a demanda em aberto através dos cargos elencados na presente lei. Além de 442 outras vagas para cadastro de reserva, que vai de acordo com a necessidade do município, durante o prazo de validade do concurso, que é de 2 anos. 

O projeto prevê ainda a terceirização dos departamentos de vigias e auxiliares de serviços diversos, assim como acontece em outros órgãos públicos. 

Na mensagem a prefeita Ducilene Belezinha informa que diante da realidade, entende ser urgente e absoluta a necessidade de criação de vagas dos cargos efetivos nas áreas técnicas referidas, para agilizar e qualificar os serviços públicos municipais. A prefeita declarou ainda que a realização do concurso público foi um compromisso de campanha que ela honra com os chapadinhenses. “Na nossa cartilha de Plano de Governo uma das metas era a realização de concurso público para a Educação. Mas pensamos além, e resolvemos contemplar todas as áreas, para agraciar os chapadinhenses de um modo geral”- afirmou a prefeita.

Nota do blog


Plano de Governo da então candidata Belezinha

Só pra lembrar, o concurso representa o cumprimento da palavra da prefeita Belezinha  quando em campanha política.

Da ASCOM/PMC, com edição CN1