sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Guerra do Golfo História da Guerra do Golfo, fatos, causas, imagens, fim da guerra


Cenas da Guerra do Golfo (1990-1991)




Introdução

A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait.

Causas da Guerra

Um dos motivos da invasão alegado pelo presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo. Com isso, o Iraque estaria perdendo mercado consumidor e precisando baixar o preço de seu petróleo no mercado internacional. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento.

Havia também outro problema envolvendo os dos países do Oriente Médio. O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no passado.

Como o Kuwait não pagou a indenização pretendida pelo Iraque e não entregou o território, o governo iraquiano enviou tropas que ocuparam o Kuwait, tomando os poços de petróleo.

O desenvolvimento da guerra

A ONU (Organização das Nações Unidas) condenou a invasão e emitiu um documento exigindo a retirada imediata das tropas iraquianas do Kuwait. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos deslocaram tropas e aviões para a Arábia Saudita, preparando-se para uma ação militar.

Como o Iraque não retirou seu exército do Kuwait, a ONU autorizou a invasão militar do Iraque por um grupo de países (Inglaterra, França, Egito, Síria, Arábia Saudita), liderados pelos Estados Unidos. O ataque ao Iraque teve inicio em janeiro de 1991 e durou um mês e meio.

Fim da Guerra

O Iraque foi derrotado (o cessar fogo foi aceito em abril de 1991) e teve que retirar suas tropas do vizinho Kuwait, além de sofrer com o embargo econômico imposto pela ONU.

Milhares de soldados e civis morreram ou ficaram mutilados nesta guerra e os prejuízos econômicos também foram gigantescos. Porém, Saddam Hussein continuou no poder do Iraque e reorganizou, com o passar dos anos, a economia e o exército iraquiano.

Texto de despedida


Pedro Botelho

Nos últimos dias a direção do Blog Pedro Botelho Tecnologia da Informação anunciou mudanças na linha editorial e no layout deste portal. “Um pacote de novidades será lançado pelo Blog Pedro Botelho Tecnologia da Informação em 2011 para dar maior abrangência ao conteúdo e levar mais funcionalidades a seus usuários”, tudo isso será a nova criação de um web site pessoal, que se chamara Pedro Botelho “Promoções e Eventos”.
Mais adiante eram fornecidos alguns detalhes dessas mudanças: “No mês de Fevereiro, o colunista ira se despedir do Blog Pedro Botelho.... A área de colunas dará lugar ao conteúdo interativo, com maior destaque para informações lançadas na rede por blogueiros e por usuários do Twitter, por exemplo. Na home do Portal, reportagens ligadas a escandelos, e o novo Blog se Chamara Tititi “Você fazendo Parte”, nessa nova linha de informações quem vai fazer a noticia são os leitores, através de cartas de amor, fofocas sobre alguém, podem mandar imagens ou videos.
Ou seja, após uma longa trajetória com mais de 1100 postagens com muitas críticas, informações e ainda mais provocações é chegada a hora da despedida.
Nada contra mudanças. Muito pelo contrário. Mas assim como alguns leitores já comentaram não tenho certeza se a saída do colunista é uma boa decisão da direção do grupo PB.
TiTiti “ Você fazendo parte”
Com o passar dos tempos, os meios de comunicação de massa passaram a impor um novo modelo de divulgação de informações e opiniões. Os meios de comunicação se tornaram veículos centralizadores e unidirecionais. Portavozes ideais das ditaduras e do pensamento único. Perderam ou desprezaram a participação do público nos debates com os profissionais da notícia. Pena!
Aqui no Tititi “ Você fazendo parte”, desde sempre retomamos e valorizamos essa participação do público. Nesse novo modelo de jornalismo na internet, colunistas, jornalistas da redação e o público passaram a compartilhar o mesmo espaço. “Cada um no seu quadrado”, mas todos comentando, interagindo e propondo novas idéias. O colunista lança temas e o público agrega valor com suas experiências profissionais e opiniões pessoais.