quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Kassab vai doar terreno para Lula construir Memorial da Democracia na Nova Luz

Do R7.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), quer doar um terreno para que o Instituto Lula, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possa construir um Memorial da Democracia na Nova Luz, como é chamado o projeto urbanístico de revitalização da Cracolândia, em São Paulo.
Kassab apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (1º), que pede a concessão de uma área, localizada na rua dos Protestantes, por 99 anos, para a fundação do ex-presidente.

Em contrapartida, o instituto fica responsável pela construção do edifício onde será instalado o Memorial da Democracia. Além disso, a proposta do prefeito de São Paulo, se aprovada, exige acesso gratuito aos estudantes da rede pública de ensino.

A intenção da proposta é que o mesmo local abrigue também um acervo documental sobre a história do ex-presidente. Kassab disse, em entrevista coletiva, que “seria uma injustiça” se Lula não tivesse um local em sua homenagem.

- Afinal de contas, é um brasileiro que merecidamente alcançou o cargo de presidente. É legítimo e bom para o país que seja construído uma fundação com sua inspiração [Lula], para prestar serviços ao nosso país e também para deixar lá registrada as memórias de um período da história.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, a ideia do projeto veio de experiências norte-americanas, já que nos EUA e até em outros países foram criados espaços de preservação da documentação política ou de acervos particulares de suas lideranças. Entre os exemplos citados estão Washington Monument, do Lincoln Memorial, do Richard Nixon Presidential Library and Museum, e dos espaços que valorizam e homenageiam Nelson Mandela e Gandhi.

- Os acervos documentais de um presidente da República integram o patrimônio cultural brasileiro e são declarados de interesse público, inclusive com garantia constitucional de proteção e preservação pelo Poder Público, por isso, a implantação do Memorial

Atualmente, Lula trabalha no Instituto Cidadania, onde voltou a despachar desde que passou a faixa presidencial para Dilma Rousseff. A entidade está instalada em uma casa próxima ao Museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo.