sexta-feira, 11 de março de 2011

Mortos após terremoto no Japão passam de mil


O terremoto que atingiu o Japão durante a tarde de sexta-feira (local) já deixaram mais de mil mortos. É o que informa a imprensa japonesa. O tremor de 8.9 graus da escala Richter provocaram ondas de até dez metros, que varreram a costa nordeste do país. Em quase todos os pontos do Japão foi possível sentir o abalo. Cidades inteiras foram varridas pela força das águas. Estima-se ainda que quase 90 mil pessoas estão desaparecidas.

As imagens começaram a rodar o mundo nas últimas horas, e a violência das ondas chamam a atenção. Casas, carros, embarcações. Tudo o que aparecia pelo caminho era levado pelo mar. Além disso, foram registrados grandes incêndios em pelo menos 80 localidades, de acordo com informações da agência de notícias Kyodo.

O epicentro do terremoto foi na costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital, Tóquio. Logo após o terremoto, a agência meteorológica do país emitiu alerta de tsunami para ondas em toda a costa do Pacífico. Muitos países acionaram o alerta.