segunda-feira, 24 de junho de 2013

Salve nosso São João!

Eu começo essas linhas falando e descrevendo algumas apresentações, não sei se devo chama-las assim, pois o que tenho visto não deva esta dentro dos requisitos para isso.
Criancinhas dançando de jeito obscenos, esculachando a própria lei que as assegura de qualquer ato constrangedor, cadê o conselho tutelar e as mães, pais por onde andam?, não se sabe, só o que sabemos é que a única coisa que algumas crianças aprendem nesta época do ano, é rebolar e descer até em baixo e as letras das músicas não tem nada haver com o tema infantil, confira a letra "...Solteiras podem ir, casadas vem também, o marido não pode porque homem aqui já tem, ai que mistura louca, Já deu água na boca, só de pensar na gente lá em casa tirando a roupa..." (Mistura Louca- Henrique e Juliano). Eu não achei nada digno, achei uma falta de respeito aos meus olhos e aos meus ouvidos, que feio, que papelão!.
Por outro lado vamos falar das quadrilhas, acreditem uma mais animada que a outra, mentira!, todas sem exceção, há não ser as de algumas escolas que por motivos óbvios levaram a sério a palavra ensaio, e a palavra disciplina. As outras decaem, pois os seus participantes demonstram insatisfação nas apresentações, as meninas parece que levam dez sacos de cimentos nos ombros, e os meninos, há não vamos comentar, esses saem pela tangente. O que se pede é que as apresentações sejam mais dignas, as pessoas querem ver pessoas dançando de verdade, pessoas que demonstrem que gostem de esta ali, fazendo aquilo que o povo admira, que é o folclore maranhense.
Podemos ainda citar o boi do Raimundo  Araújo, a dança Árabe do Tancredo Neves, a Quadrilha do Alexandre Costa e outras danças, não mais que cinco, que pra mim  são as preferidas neste São João, eu acredito que O São João ainda pode melhorar, mais como muitos dizem, o começo é tudo, e as primeiras apresentações que ja vi por vários arraiais da cidade não me convenceram em nada. Bom São João a todos, São João manda uma forcinha e salve nosso São João.


Aguardem mais....  Dia 28 começa o oficial, e nenhuma apresentação vai passar despercebida.