sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prêmio FAPEMA 2011 é divulgado em Chapadinha

Por: Ivandro Coêlho NDC/FAPEMA

A diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rita Seabra, esteve nesta quinta-feira (18), no município de Chapadinha, para apresentar o Edital do “Prêmio FAPEMA 2011”, que encontra-se com inscrições abertas até o dia 26 deste mês. O evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) e contou com a presença de professores dos cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas e Agronomia, além de alunos e a comunidade em geral.

Rita Seabra destacou que o Prêmio FAPEMA é um dos maiores editais que a instituição tem, juntamente com o Edital Universal. Segundo ela, a cada ano busca-se acrescentar um maior quantitativo de categorias. Uma dessas novas categorias é a Empresa Inovadora, em que serão premiadas iniciativas de inovação em empresas maranhenses. “Como nós temos muita parceria com a FIEMA, o SEBRAE e outras instituições, foi sugerida esta categoria e isso vai ao encontro de alguns editais conveniados”, disse.

Além da Empresa Inovadora e da modalidade de Divulgação Científica - Vídeo/Filme, sobre o tema "São Luís 400 anos: Revisitando o Passado e Construindo o Futuro", o Prêmio FAPEMA contempla outras sete categorias (Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano), com premiações em dinheiro que somam R$ 150 mil. Podem concorrer alunos de ensino médio e graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores e responsáveis por empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

Para garantir a isenção no processo avaliativo dos projetos, Rita Seabra informou que a análise documental é realizada pela FAPEMA, enquanto o mérito técnico-científico é conferido por profissionais de outros estados. “Toda a consultoria é feita externa ao estado do Maranhão, respeitando-se a área de conhecimento de cada processo submetido”, disse.

A diretora científica da Fundação destacou também a parceria que a instituição mantém com o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha. ”Temos uma participação muito boa dos pesquisadores do Campus de Chapadinha, os quais, apesar de serem muito jovens, apresentam currículos bastante competitivos”, comemorou.

Editais – Além do Prêmio FAPEMA 2011, Rita Seabra falou também destacou os editais Maranhão Faz Ciência (voltado à iniciação científica júnior), Programa Aula do Futuro e Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia (voltado a organização de eventos científicos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

De acordo com o professor Cláudio Gonçalves, do Curso de Ciências Biológicas, a vinda dos técnicos da FAPEMA para Chapadinha foi muito importante para esclarecer dúvidas sobre os editais, além de ampliar o intercâmbio entre os pesquisadores e a instituição. “Pertencemos a um campus novo, sendo que a maioria dos pesquisadores tem menos de cinco anos de doutorado. Precisamos, portanto, estar em contato permanente com as instituições de fomento”, declarou. O professor Cláudio Gonçalves teve um projeto aprovado este ano pela FAPEMA, para a edição regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ao final do evento, a professora Rosane Cláudia Rodrigues, do Curso de Zootecnia, falou sobre a situação da produção agropecuária na região do Baixo Parnaíba.