sexta-feira, 1 de junho de 2012

Via Láctea colidirá com galáxia Andrômeda em 4 bilhões de anos, diz Nasa

"Após quase um século de especulações sobre o destino de Andrômeda e nossa Via Láctea, finalmente temos uma ideia clara de como se desenvolverão os eventos nos próximos bilhões de anos"


EFE


Washington, 31 mai (EFE).- A Via Láctea colidirá com sua galáxia mais próxima, Andrômeda, dentro de 4 bilhões de anos, informaram nesta quinta-feira cientistas da Nasa (agência espacial americana), que basearam seus cálculos nas observações realizadas com o telescópio Hubble.
"Após quase um século de especulações sobre o destino de Andrômeda e nossa Via Láctea, finalmente temos uma ideia clara de como se desenvolverão os eventos nos próximos bilhões de anos", assinalou em comunicado Tony Sohn, do Space Telescope Science Institute, em Baltimore (Maryland, EUA).
As simulações com computador realizadas com os dados do Hubble mostram que, após o impacto inicial, ambas as galáxias demorarão outros 2 bilhões de anos para se fundirem totalmente sob o efeito da gravidade e tomarem a forma de uma única galáxia elíptica, similar às que são comumente vistas no universo.
As estrelas dentro de cada galáxia estão tão longe umas das outras que os especialistas não acreditam que possam se chocar entre si, mas é possível que elas "sejam lançadas a uma órbita diferente ao redor do novo centro galáctico", explicou a Nasa.
Os cientistas observaram repetidamente uma região específica da Via Láctea em um período entre cinco e sete anos e concluíram que, embora esperem que nossa galáxia sofra mudanças, "a Terra e o Sistema Solar não correm perigo de serem destruídos". EFE