terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Big Brother Brasil 14' estreia nesta terça-feira com vinte participantes

Nova edição não tem casa de vidro; Tatá Werneck fará aparição especial.
'Participantes vão ter uma grande surpresa no início do jogo', diz Boninho.


Do G1, em São Paulo

Vinte participantes do 'Big Brother Brasil 14', que estreia nesta terça-feira (Foto: TVGlobo/Divulgação)Vinte participantes do 'Big Brother Brasil 14', que estreia nesta terça-feira (Foto: TVGlobo/Divulgação)
O "Big Brother Brasil 14" começa nesta terça-feira (14) com vinte participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O programa vai ao ar logo após a novela "Amor à vida".
Segundo o blog oficial do BBB 14, nenhum dos candidatos ao prêmio de R$ 1,5 milhão vai passar pela casa de vidro. "Em compensação, os participantes vão ter uma grande surpresa no início do jogo", declarou o diretor de núcleo Boninho, em comunicado.
O BBB 14 contará com a participação especial da atriz Tatá Werneck, a Valdirente de "Amor à vida". A personagem vai realizar o sonho de fazer parte do reality show. De acordo com o blog do BBB 14, Valdirene, que está confinada na casa de vidro, terá sua presença no reality confirmada em um anúncio feito por Pedro Bial. Então, ela será levada a um hotel e ficará lá até o momento em que entra na casa do BBB.
Veja quem são os novos participantes:
Aline, 33 anos, atriz, de Porto Alegre (RS)
Alisson, 27 anos, professor, de Contagem (MG)
Amanda, 23 anos, estudante de Engenharia, de Divinópolis (MG)
Angela, 26 anos, advogada, de São Roque (SP)
Bella, 27 anos, bailarina, de Recife (PE)
Cássio, 22 anos, estudante de Publicidade, de Alvorada (RS)
Clara, 25 anos, empresária, de São Paulo (SP)
Diego, 31 anos, publicitário, do Rio de Janeiro (RJ)
Franciele, 24 anos, produtora de eventos, de Santa Rosa (RS)
João Almeida, 31 anos, cartomante, do Rio de Janeiro (RJ)
Junior, 27 anos, supervisor de vendas, de São Paulo (SP)
Letícia, 27 anos, bacharel em Direito, de Belo Horizonte (MG)
Marcelo, 26 anos, administrador, de Curitiba (PR)
Princy, 32 anos, corretora de imóveis, de Goiânia (GO)
Rodrigo, 28 anos, cozinheiro, de Recife (PE)
Roni, 27 anos, modelo, de Iacri (SP)
Tatiele, 22 anos, miss, de Cianorte (PR)
Vagner, 37 anos, empresário, de São Paulo (SP)
Valter, 35 anos, rapper, de São Paulo (SP)
Vanessa, 27 anos, modelo, de São Paulo (SP)

As 30 imagens aéreas mais surpreendentes que você já viu

Com toda certeza do mundo afirmo que você já viu muitas das paisagens que serão mostradas aqui. Mas, com a mesma certeza, digo que você jamais viu esses locais da forma como verá agora! O Arco do Triunfo, as Pirâmides do Egito, entre outras paisagens de uma forma nunca vista antes.
Essas belíssimas imagens aéreas mostram como você veria o mundo se você fosse um pássaro!
Algumas fotos foram tiradas de uma altitude que parece inalcançável por pássaros, mas isso não tira o brilho entusiástico e a beleza épica dessas fotografias.

1- Central Park, Nova York

imagens-aereas-incriveis-1Foto: Sergey Semenov

2- Barcelona

imagens-aereas-incriveis-2Foto: Aldas Kirvaitis

3- Cidade do México

imagens-aereas-incriveis-3Foto: Pablo Lopez Luz

4- Labirinto Longleat, Inglaterra

imagens-aereas-incriveis-4Foto: archive.4plebs.org

5- Veneza

imagens-aereas-incriveis-5Foto: Yann Arthus Bertrand

6- Amsterdã

imagens-aereas-incriveis-6

7- Cataratas do Niágara, Canadá

imagens-aereas-incriveis-7Foto: thezooom.com

8- Chicago

imagens-aereas-incriveis-8Foto: Robert Elves

9- Berna, Suíça

imagens-aereas-incriveis-9

10- Manguezais em Nova Caledónia

imagens-aereas-incriveis-10Foto: Yann Arthus Bertrand

11- Campos de tulipas na Holanda

imagens-aereas-incriveis-11Foto: Normann Szkop

12- Dubai e seus desenhos que só podem ser decifrados dessa forma

imagens-aereas-incriveis-12

13- Dubrovnik

imagens-aereas-incriveis-13Foto: Michaelphillipr

14- Deserto do Namibe, Namíbia

imagens-aereas-incriveis-14Foto: SysaWorld Roberto Moiola

15- Pirâmides do Egito

imagens-aereas-incriveis-15Foto: satimagingcorp.com

16- Meskendir Valley, Turquia

Cappadocia Aerial Meskendir ValleyFoto: Beng Lieu Song

17- Xangai

imagens-aereas-incriveis-17

18- Arco do Triunfo, Paris

imagens-aereas-incriveis-18

19- Cidade do Cabo

imagens-aereas-incriveis-19

20- Moscou

imagens-aereas-incriveis-20

21- Atenas

imagens-aereas-incriveis-21

22- Vancouver

imagens-aereas-incriveis-22Foto: Evan Leeson

23- Malé, Maldives

imagens-aereas-incriveis-23Foto: Mohamed Abdulla Shafeeg

24- Seattle

Emerald City from AboveFoto: thatcherphotography.com

25- Cidade do Vaticano

imagens-aereas-incriveis-25Foto: Randy P

26- Bac Son Valley, Vietnã

imagens-aereas-incriveis-26Foto: Hai Thinh

27- Marina Bay, Dubai

imagens-aereas-incriveis-27

28- Campos de Arroz, China

imagens-aereas-incriveis-28Foto: Thierry Bornier

29- Lago em Pomerânia, Polônia

imagens-aereas-incriveis-29Foto: Kacper Kowalski

30- Rio de Janeiro

imagens-aereas-incriveis-30Foto: Antonello

A história bizarra por trás do programa “Chaves” – conspiração ou coincidência?

O seriado mexicano “Chaves” fez parte da infância de muitos de nós e ainda encanta as crianças desta geração (e provavelmente das próximas). O humorístico possui seguidores nas mais diversas partes do mundo, sendo o Brasil um dos países com maior público. Um dos motivos do seu grande sucesso é seu texto que, incrivelmente, se mantém bastante atual, fora as atuações dos atores que deram vida aos personagens cativantes da turma.
O que certamente você não sabia, tampouco desconfiava, era que alguns fatos bizarros permeiam o universo aparentemente inocente do programa. Teoria da conspiração ou não, saiba o que há por trás do Chaves.
O texto original, no qual este post se baseia, fora publicado no site Revista Bula e escrito pelo doutor em História e pós-doutor em poéticas visuais, Ademir Luiz, e já gerou um bocado de discussão entre os fãs ou simpatizantes da série televisiva por ser um tanto polêmico. Isso ocorre porque, em seu texto, Ademir disseca o seriado do ponto de vista do seu autor, Roberto Gomez Bolaños.
Para começar, Ademir explica que o “módico” apelido de Bolaños no México é Chespirito, que naquelas terras soa como um diminutivo para Shakespeare ou um “pequeno Shakespeare”, numa comparação aberta ao grande dramaturgo inglês. Segundo Ademir, Bolaños “é o criador de uma das mais sutis, brilhantes e temíveis representações do inferno em qualquer das artes: o seriado ‘Chaves’”. Isso mesmo, meus caros, a vila onde se desenvolve toda a trama seria um pedaço do inferno e seus personagens “pecadores amaldiçoados”, condenados a vagar infinitamente naquele plano.
Não vou reproduzir o texto inteiro aqui, pois o mesmo é bem extenso e vale muito a pena ser lido na íntegra. Então, farei um breve resumo.
No México, o programa “Chaves” é intitulado “El Chavo Del Ocho”, que traduzido para o português significa “O Moleque Do Oito”, numa referência ao número da casa na qual o protagonista mora – não, ele não mora num barril, como muitos pensam. Acontece que, o número 8 escrito deitado representa o símbolo do infinito, pois a morte é infinita: não haveria nada antes dela e nada depois dela
A vila seria então um pedaço do inferno no qual os personagens ficam eternamente repetindo as mesmas ações que os puseram ali, num ciclo vicioso e violento: “Chiquinha chuta a canela de Quico e faz seu pai pensar que o menino foi o agressor, enervado Seu Madruga belisca Quico, que chama Dona Florinda, que acerta um tapa no vizinho gentalha, que descarrega a raiva no Moleque, que atinge o Seu Barriga quando ele chega para cobrar o aluguel. Enquanto isso, o professor Girafales, queimando de desejo, bebe café, com um buquê de rosas no colo, sem desconfiar a causa, motivo, razão ou circunstância de tanta repetição.”
chaves_vila
Outro aspecto do cenário da Vila é que trata-se de um labirinto rizomático, confuso, cuja saída leva a uma rua estreita, a uma barbearia, a um restaurante, a um parque ou a uma sala de aula apertada. Cenários como Acapulco são exceções à regra. Há também a questão da suspensão temporal, afinal, por que o senhor Barriga sempre cobraria eternamente os mesmos 14 meses de aluguél? Por que não 15 ou 16 meses? Simples, o tempo não passa naquele lugar!
Analisando os personagens, a coisa fica ainda mais esquisita. Cada um deles representaria um pecado capital e, como estão numa espécie de limbo, ficam fadados a refazer as mesmas ações.
chaves_turma
Chaves representa o pecado da gula, o moleque sempre insaciável que ama o sanduíche de presunto e chama seu professor de “linguiça”, numa contradição aos costumes bíblicos que relatam que a carne de porco é suja.
Senhor Barriga representa a ganância, pois somente alguém muito ganancioso cobraria os 14 meses de aluguel todos os dias; o Quico é movido pela inveja, uma vez que os brinquedos alheios sempre são mais interessantes que os seus, apesar de serem maiores e melhores; o Seu Madruga é a preguiça em pessoa e sempre acha uma desculpa para se esquivar dos seus afazeres e não pagar o aluguél.
dona florinda e girafales
Professor Girafales e Dona Florinda representam a luxúria, os dois amantes que, apesar dos seus desejos incontroláveis, jamais passam da tradicional xícara de café e dos incontáveis buquês, pois estão condenados a abstinência sexual eterna. Aliás, o fato do professor Girafales em sempre acender seu charuto – mesmo na sala de aula – representa o cacoete dos amantes em fumar após a relação sexual. Uma vez que o corpo não acompanha a mente, só resta ao pobre homem fumar e fumar.
Chiquinha é a personalidade furiosa representando a ira e que, apesar dos seus esforços, não consegue se expressar da maneira que gostaria por ser a menor da turma, logo, só lhe resta chorar; Dona Clotilde é a vaidade. Moradora do 71 ( 7 + 1 é 8, o infinito) possui um animal de estimação de nome “Satanás” e que ora é um cachorro, ora é um gato, demonstrando o aspecto transmorfo do demônio.
dona clotilde
Jaiminho, o carteiro, seria o único representante do lado de cá. Segundo o texto, ele seria um médium e suas cartas, psicografias. O fato de viver cansado demonstra o seu tremendo esforço em vagar entre os planos e sua amada Tangamandápio, onde tudo é grande e mais bonito, não seria uma cidade, mas o próprio mundo dos vivos.
jaiminho carteiro
O texto original segue explicando os personagens secundário da trama como o Godinez, aPopis, a Pati, etc, e seu papel de “patronos infernais”, além de outros detalhes bem interessantes. Como já mencionado, vale a pena ler o original e se surpreender ainda mais.
Fonte: Revista Bula