sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pra você nunca esquecer: Irving São Paulo


José Irving Santana São Paulo (Feira de Santana, 26 de outubro de 1964 — Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2006) foi um ator brasileiro.
Era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Ilya São Paulo.

Iniciou sua carreira no teatro, em sua cidade natal, aos seis anos de idade. Iniciou sua carreira na Rede Globo nos anos 80, com destaques para as telenovelas Final Feliz (1982), de Ivani Ribeiro, na qual viveu o limítrofe Rafael, Bebê a Bordo (1988) e A Viagem, de 1994, que foi reprisada em 2006 no Vale a Pena Ver de Novo, vivendo o músico Zeca, o irmão de Lisa (Andréa Beltrão). Aliás, Irving era um dos atores preferidos de Ivani, tendo participado com papéis destacados em outras de suas novelas, como O Sexo dos Anjos (1990) e Mulheres de Areia (1993). Em 1991 fez uma participação especial em A História de Ana Raio e Zé Trovão na Rede Manchete e no mesmo ano protagonizou a minissérie Ilha das Bruxas, ainda na Rede Manchete. No ano posterior voltou para Rede Globo onde viveu a melhor fase de sua carreira na televisão, período que fez três novelas nos anos de 1992 (Perigosas Peruas), 1993 (Mulheres de Areia) e 1994 (A Viagem), que na verdade foi seu último papel de destaque na TV, depois disso, sendo esquecido pela mídia e imprensa.
Depois de quatro anos sem fazer novela, Irving São Paulo pôde ser visto em Torre de Babel e em rápidas aparições em nas novelas Estrela-Guia e Sabor da Paixão. Os últimos trabalhos de Irving São Paulo na Rede Globo foram participações no programa Linha Direta Justiça e na minissérie Um Só Coração, ambos em 2004, suas oportunidades na TV, após a morte de Ivani Ribeiro foram pequenas participações em tramas dirigidas por Denise Saraceni, salvo a minissérie Um Só Coração que teve núcleo de Carlos Manga, mesmo assim a equipe de direção era a mesma de Denise Saraceni.
Poucos sabem mas Irving São Paulo e Eduardo Moscovis fizeram testes para viver o personagem Tonho da Lua, no remake de Mulheres de Areia, mas o papel acabou mesmo com Marcos Frota, que fez um grande sucesso.
Em 1997, foi um dos jurados do Miss Brasil 1997.
Seu último trabalho foi como diretor teatral do Espetáculo "Desclassificados", com o ator e amigo Thiago Júnior.
Faleceu aos 41 anos, no Rio de Janeiro, vítima de uma falência múltipla dos órgãos, decorrente de uma pancreatite. Deixou dois filhos, Johann Irving Luporini São Paulo ) e Luiz Henrique de Magalhães Dias Coelho São Paulo.

Da Wikipédia Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário