sábado, 19 de março de 2011

Obama encerra 1º dia de visita com ataque à Líbia e acenos ao Brasil




O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarcou por volta das 19h deste sábado (19) para o Rio de Janeiro acompanhado da primeira-dama, Michelle Obama, e das filhas do casal, Sasha e Malia. Obama encerrou a primeira etapa de sua viagem ao Brasil deixando como principal marca a autorização para o ataque militar norte-americano à Líbia.

Após participação em fórum empresarial, Obama fez um pronunciamento para a imprensa norte-americana, não previsto na agenda, sobre a situação na Líbia. Ele anunciou ter autorizado uma "operação militar limitada", sem o uso de soldados em solo.

Em Brasília, Obama acenou com o apoio à aspiração brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e fez declarações de interesse em aprofundar as relações comerciais com o Brasil, em especial nos setores energético e de infraestrutura.

Em sua primeira oficial ao país, foram assinados dez acordos de cooperação ou de comércio. Obama também se reuniu com a presidente Dilma Rousseff. Almoçou no Itamaraty e participou do encerramento de fórum empresarial na capital federal.

O presidente dos EUA chegou a Brasília às 7h30 deste sábado, exatamente no horário agendado. Foi recebido na Base Aérea de Brasília pelo comandante da instalação militar, coronel Geraldo Correia de Lyra Júnior, pelo embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, e pela chefe do cerimonial do Itamaraty, embaixadora Maria de Lujan.

Em seguida, a comitiva de Obama se deslocou para o hotel Royal Tulip, onde a família ficou hospedada neste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário