segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Profª Selma Garrido Pimenta


Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE - USP. Coordena (em parceria) o GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós Graduação em Educação - FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002 - 2005). Foi Pró Reitora de Graduação da USP (2006 - 2009). Atuou como Membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à CAPES (2001-2003). É Membro do GT Didática da ANPEd - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, do qual foi coordenadora (1996 - 1999) e representou-o como Membro do Comitê Científico da ANPEd (por quatro anos). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 A CNPq.
(Texto informado pelo autor)

Livros publicados/organizados ou edições:

1. PIMENTA, S. G. ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágio e Docência. 5a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 296 p.
2.PIMENTA, S. G. ; ANASTASIOU, L. das G. C. . Docência no Ensino Superior. 4a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 280 p.
3.PIMENTA, S. G. . O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática?. 9a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. v. 1. 200 p.
4.PIMENTA, S. G. ; GHEDIN, E. . Professor Reflexivo no Brasil - gênese e crítica de um conceito. 6a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. v. 1. 224 p.
5.PIMENTA, S. G. (Org.) ; FRANCO, Maria Amélia Do Rosário Santoro (Org.) . Didática - embates contemporâneos. 1a.. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. v. 1. 154 p.
6.PIMENTA, S. G. (Org.) ; ALMEIDA, Maria Isabel de (Org.) . Pedagogia Universitária. 1a.. ed. São Paulo: EDUSP Editora da Universidade de São Paulo, 2009. v. I. 249 p.
7.PIMENTA, S. G. (Org.) ; AZZI, S. (Org.) ; LOPES, R. M. P. (Org.) ; MARQUES, M. O. de A. (Org.) ; KLEIN, L. F. (Org.) ; FALEIROS, M. L. (Org.) ; ABDALLA, M. F. B. (Org.) ; CAMPOS, E. N. (Org.) . Saberes pedagógicos e atividade docente. 7a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. 246 p.
8.PIMENTA, S. G. ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágio e Docência. 4a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. 296 p.
9.PIMENTA, S. G. . O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática?. 8a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. 200 p.
10.PIMENTA, S. G. (Org.) ; FRANCO, Maria Amélia Do Rosário Santoro (Org.) . Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação.. 1a.. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. v. I. 155 p.
11.PIMENTA, S. G. (Org.) ; FRANCO, Maria Amélia Do Rosário Santoro (Org.) . Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação.. 1a.. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. v. II. 144 p.
12.PIMENTA, S. G. (Org.) . Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 5a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. v. 1. 255 p.
13.PIMENTA, S. G. (Org.) ; AZZI, S. (Org.) ; LOPES, R. M. P. (Org.) ; MARQUES, M. O. de A. (Org.) ; KLEIN, L. F. (Org.) ; FALEIROS, M. L. (Org.) ; ABDALLA, M. F. B. (Org.) ; CAMPOS, E. N. (Org.) . Saberes pedagógicos e atividade docente. 6a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. v. 1. 246 p.
14.PIMENTA, S. G. ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágio e Docência. 3a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. v. 1. 296 p.
15.PIMENTA, S. G. ; ANASTASIOU, L. das G. C. . Docência no Ensino Superior. 3a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. v. 1. 280 p.
16.PIMENTA, S. G. ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágio e Docência. 2a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. 296 p.
17.PIMENTA, S. G. (Org.) . Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. v. 1. 255 p.
18.PIMENTA, S. G. (Org.) . Saberes pedagógicos e atividade docente. 5a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. v. 1. 246 p.
19.PIMENTA, S. G. (Org.) . Pedagogia, Ciência da Educação?. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006. v. 1. 134 p.
20.PIMENTA, S. G. (Org.) . Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 2ª. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006. v. único. 198 p.
21.PIMENTA, S. G. . O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática?. 7ª. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006. v. único. 200 p.
22.PIMENTA, S. G. (Org.) ; FRANCO, Maria Amélia Do Rosário Santoro (Org.) ; GHEDIN, E. (Org.) . Pesquisa em Educação - alternativas investigativas com objetos complexos. 1a.. ed. São Paulo: Loyola, 2006. v. 1. 198 p.
23.PIMENTA, S. G. (Org.) ; GHEDIN, E. (Org.) . Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. v. 1. 224 p.
24.PIMENTA, S. G. (Org.) ; GHEDIN, E. (Org.) . Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3a.. ed. São Paulo: Cortez, 2005. v. 1. 226 p.
25.PIMENTA, S. G. (Org.) . Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. v. 1. 250 p.
26.PIMENTA, S. G. . O estágio na formação de professores - unidade teoria e prática?. 6a.. ed. São Paulo: Cortez, 2005. v. 1. 202 p.
27.PIMENTA, S. G. ; ANASTASIOU, L. das G. C. . Docência no Ensino Superior. 2a.. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. v. 1. 280 p.
28.PIMENTA, S. G. ; LIMA, Maria Socorro Lucena . Estágio e docência. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004. v. 1. 296 p.
29.PIMENTA, S. G. (Org.) ; GHEDIN, E. (Org.) . Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1. 224 p.
30.PIMENTA, S. G. . O pedagogo na escola pública. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002. v. 1. 198 p.
31.PIMENTA, S. G. (Org.) . Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1. 198 p.
32.PIMENTA, S. G. . De professores, pesquisa e didática. 1. ed. Campinas: Papirus, 2002. v. 1. 144 p.
33.PIMENTA, S. G. . O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1. 200 p.
34.PIMENTA, S. G. (Org.) . Pedagogia - Ciência da Educação?. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1. 134 p.
35.PIMENTA, S. G. ; ANASTASIOU, L. das G. C. . Docência no ensino superior. 1a.. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1. 280 p.
36.PIMENTA, S. G. . Orientação vocacional e decisão - estudo crítico da situação no Brasil. 11ª. ed. São Paulo: Loyola, 2001. v. 1. 133 p.
37.PIMENTA, S. G. . O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1. 200 p.
38.PIMENTA, S. G. (Org.) . Pedagogia - Ciência da Educação?. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001. v. 1. 134 p.
39.PIMENTA, S. G. (Org.) . Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000. v. 1. 255 p.
40.PIMENTA, S. G. (Org.) . Saberes pedagógicos e atividade docente. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000. v. 1. 246 p.
41.PIMENTA, S. G. (Org.) . Saberes pedagógicos e atividade docente. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 246 p.
42.PIMENTA, S. G. (Org.) . Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1. 255 p.
43.PIMENTA, S. G. (Org.) . Pedagogia - Ciência da Educação?. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1996. v. 1. 150 p.
44.PIMENTA, S. G. . Orientação vocacional e decisão - estudo crítico da situação no Brasil. 9ª. ed. São Paulo: Loyola, 1995. v. 1. 133 p.
45.PIMENTA, S. G. . O pedagogo na escola pública. 3ª. ed. São Paulo: Loyola, 1995. v. 1. 198 p.
46.PIMENTA, S. G. . O estágio na formação de professores - unidade teoria e prática?. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 1995. v. 1. 200 p.
47.PIMENTA, S. G. ; GONÇALVES, C. L. M. S. . Revendo o ensino de 2º grau - propondo a formação de professores. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 1994. v. 1. 159 p.
48.PIMENTA, S. G. . O estágio na formação de professores - unidade teoria e prática?. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 1994. v. 1. 200 p.
49.PIMENTA, S. G. ; FUSARI, José Cerchi ; ROBERT, M. I. . O professor de 1º grau - trabalho e formação. 1ª. ed. São Paulo: Loyola, 1990. v. 1. 96 p.
50.PIMENTA, S. G. . O pedagogo na escola pública. 1ª. ed. São Paulo: Loyola, 1988. v. 1. 198 p.
51.PIMENTA, S. G. ; KAWASHITA, N. . Orientação profissional: um diagnostico emancipador. 1ª. ed. São Paulo: Loyola, 1984. v. 1. 52 p.
52.PIMENTA, S. G. . Orientação vocacional e decisão - estudo crítico da situação no Brasil. 1ª. ed. São Paulo: Loyola, 1979. v. 1. 133 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário